Santa Casa de Montes Claros apresenta resultados positivos no encerramento do projeto “Lean nas Emergências”

A Santa Casa de Montes Claros foi um dos 20 hospitais escolhidos no país para participar do  “Projeto Lean nas Emergências”, encerrado na noite desta segunda-feira (27).  A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Saúde e implementada pelo Sírio-Libanês tem como foco reduzir a superlotação e melhorar o atendimento em emergência de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Indicadores apresentados no encerramento do primeiro ciclo do  projeto, apontam que que o número de transferências internas de adultos para leitos regulados da Santa Casa de Montes Claros passou de 83,17 para 106,67, durante a implementação do projeto. O que vem refletindo positivamente no fluxo da unidade hospitalar e na assistência mais humanizada aos pacientes do SUS do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do sudoeste da Bahia.

“Nós encerramos esta etapa com uma visão mais madura da equipe e da forma de reorganização dos processos internos. O projeto favoreceu exercer a nossa verdadeira missão, sem permitir que os atropelos gerados pela superlotação interfiram na qualidade da assistência. Isto significa cuidar com segurança, qualidade e de maneira acolhedora e humana, respeitando os preceitos da verdadeira relação médico-paciente, transformando o sofrimento do paciente em esperança e alegria. Nós vamos dar continuidade ao projeto sempre em busca de melhoria para o hospital, nossos colaboradores, médicos e pacientes”, destaca a  Diretora Assistencial, Claudia de Alvarenga Diniz Fonseca, que esteve a frente da equipe da Santa Casa.

Além da intervenção de especialistas para otimizar os processos e o atendimento nas emergências dos hospitais do SUS, o projeto inclui também implementação de protocolos clínicos de urgência e emergência, com a criação de ferramentas que facilitem o acesso das equipes à informação.

Entre os resultados do Lean, está a redução dos pacientes de longa permanência nas emergências. Se comparado o mês de abril de 2018 e o mesmo mês em 2019, a redução chega a 50%. Além disso, a Santa Casa de Montes Claros reduziu o tempo médio de espera  no atendimento e a permanência dos pacientes no Pronto Socorro. Houve também um aumento no fluxo de atendimento ao paciente e ampliação da qualidade nos serviços prestados.

O Ministério da Saúde ainda pretende implementar a metodologia Lean nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde, a acessibilidade e qualificação da atenção em cada território.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

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