Santa Casa de Ouro Preto realiza a 4º Captação de Múltiplos Órgãos

A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, em parceria com a MG Transplantes, realizou na manhã desta quinta-feira (22), a quarta captação de múltiplos órgãos para transplantes.

Todo o procedimento foi feito após a permissão da família. A doação irá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante a partir deste ato de amor ao próximo. O paciente tinha 57 anos e teve a morte encefálica confirmada por meio de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos em um protocolo específico.

O trabalho desempenhado por toda equipe da UTI (técnicos, enfermeiros, administrativos e equipe multidisciplinar), juntamente com a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), do Bloco Cirúrgico, equipe do Hospital Felício Roxo e do Corpo de Bombeiros, reflete o compromisso assumido pela Santa Casa em prestar um atendimento de qualidade.

O Dr. Jacques Gabriel, coordenador da UTI, fala sobre a importância da doação: “um único paciente que permite a doação, beneficia múltiplas pessoas e múltiplas famílias, pois é uma nova esperança e expectativa de vida”. A equipe da Santa Casa de Ouro Preto reforça que a doação de órgãos possibilita aliviar o sofrimento de quem está na lista de espera, proporcionando uma melhor qualidade de vida a esses receptores.

Vale ressaltar a importância das pessoas manifestar seu desejo de doar órgãos: o primeiro passo para você se tornar um doador é conversando com a sua família e deixando claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito, mas os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Para isso, nossa equipe trabalha constantemente o diálogo, que é o diferencial para o aumento da captação.

Equipe interna do bloco cirúrgico da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, equipe de médicos e enfermeira do Hospital Felício Roxo e representante do Corpo de Bombeiros
Na foto da esquerda para direita: Tenente Wilker Tadeu (Corpo de Bombeiros), Márcia Oliveira (Enfermeira), Capitã Karla Lessa (Piloto do Corpo de Bombeiros), Dr. Silvério Garcia (Cirurgião
Geral), Dr. José Davi Alvorado (Cirurgião Geral), Cabo BM Daniel Oliveira (Corpo de Bombeiros).

 

Fonte: Comunicação – Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto

Compartilhar esse post