Santa Casa de Poços de Caldas realiza Blitz Educativa sobre uso e descarte correto de papel

No dia 11 deste mês, o Núcleo de Qualidade em parceria com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos Serviços de Saúde  (PGRSS) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizaram uma Blitz Educativa com os colaboradores da Santa Casa a respeito do uso consciente e descarte correto do papel, além de boas práticas para redução dos resíduos gerados na Instituição.

Na ação, foi divulgado um vídeo institucional sobre a implantação de caixas de coleta de papel nos setores administrativos. Foi divulgado também a abertura das inscrições para os interessados em participar do “Projeto Guardião Verde”, que possui como objetivo capacitar os colaboradores em ser um agente na aplicação de treinamentos de capacitação, fiscalização e auditorias dos processos de descarte de materiais nos setores e na disseminação de boas práticas.

A enfermeira do setor de Qualidade, Aline Campedelli, conta qual o objetivo desta ação. “A intenção é melhorar cada vez mais o ambiente no Hospital, com a concepção de saúde como conceito mais amplo, aperfeiçoando a segregação de materiais, reduzindo consequentemente o percentual de geração de resíduos, assim como incentivando o aumento de reciclagem nos setores”, relata a enfermeira.

De acordo com o presidente do PGRSS da Santa Casa e Técnico em Segurança do Trabalho, Gustavo Giamarim, “a segregação correta dos materiais descartados no hospital interfere muito no serviço dos catadores lá no aterro e nos impactos para o meio ambiente. Não diferente das nossas casas, no hospital produzimos muitos resíduos e a segregação deve ocorrer de forma consciente”, conta Gustavo. 

“Nesta primeira campanha damos início ao projeto de separação de folhas de papéis oriundas dos setores administrativos. Nós orientamos os colaboradores a rasgarem os papéis (por motivos de sigilo) e depositarem nas caixas de papelão alocadas em locais estratégicos nestes setores. Também apresentamos o Guardião Verde, colaborador responsável por cada setor para a supervisão do descarte correto de materiais”, finaliza o presidente do PGRSS da Santa Casa.

Visita ao Aterro Sanitário

Para elaboração da ação, os representantes realizaram no dia 28 de abril uma visita técnica no Aterro Sanitário de Poços de Caldas, para conhecer o processo de recebimento e disposição final dos resíduos, onde acompanharam a chegada dos caminhões de lixo, a separação dos materiais recicláveis e não recicláveis e o aterro dos materiais segregados. 

Por: Santa Casa de Poços de Caldas

Compartilhar esse post