Santa Casa de Poços inaugura Núcleo de Educação Permanente

Na semana passada, uma reunião com colaboradores de todos os setores do Hospital foi marcada pela implantação do Núcleo de Educação Permanente da Santa Casa. Coordenado pelas enfermeiras Natália de Mattos Ribeiro e Rafaela Cristina de Oliveira Palhares, o objetivo do Núcleo é transformar as práticas profissionais, qualificar a assistência prestada ao paciente e ao acompanhante, além de melhorar o ambiente de trabalho.

A primeira reunião do Núcleo aconteceu no Centro Acadêmico do Hospital e o resultado foi positivo. Os funcionários puderam entender a proposta da Educação Permanente, deram sugestões e, ao final, participaram de uma dinâmica que mostrou a importância de assumir compromissos em nome da equipe.

“O Núcleo de Educação Permanente irá abranger todos os colaboradores, desde o da recepção, higienização, enfermagem, fisioterapia, administração, toda a equipe da Santa Casa. Além de todos os colaboradores os trabalhos serão realizados também com os pacientes, famílias e as equipes de estágio, ou seja, qualquer pessoa que faça parte do dia a dia da Instituição poderá participar das atividades do Núcleo de Educação Permanente. Sabemos que todos os Hospitais têm inúmeros problemas e o Núcleo tem como foco identificar e solucionar estes, conforme a nossa realidade”, relata a enfermeira Natália.

Já a enfermeira Rafaela destaca que o objetivo é melhorar a qualidade da assistência. “Nós já temos alguns projetos, como: Capacitação em Libras, Família Presente e Paciente Seguro. Agora, vamos nos reunir com os colaboradores para que possamos caminhar juntos, fazendo parcerias e descobrindo as dificuldades vivenciadas por todos, buscando solucioná-los. Esse Projeto de Capacitação em Libras que vamos começar é maravilhoso. Em uma parceria com a Escola Municipal Dr. Tarso de Coimbra, vamos capacitar os colaboradores quanto à língua de sinais, para que haja humanização e inclusão da comunidade surda na nossa Instituição. Nossa meta é que seja algo contínuo, com encontros semestrais para que sejam contemplados o maior número de colaboradores”, revela a enfermeira.

Rafaela ficou satisfeita com o primeiro contato dos funcionários do Hospital com o Projeto. “O intuito do primeiro encontro foi transmitir aos representantes de cada setor os nossos objetivos, buscando a parceria deles e incentivando a participação ativa junto ao Núcleo. A recepção foi ótima e agora precisamos nos unir em prol da Santa Casa”, finaliza Rafaela.

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Casa de Poços de Caldas

Compartilhar esse post