Santa Casa de Poços inicia parceria com CQ Consultoria para buscar Acreditação da ONA

Santa Casa de Poços inicia parceria com CQ Consultoria para buscar Acreditação da ONA

No último dia 5 de janeiro, a Santa Casa de Poços deu um passo significativo em direção à excelência em gestão e assistência em saúde ao anunciar sua parceria com a renomada CQ Consultoria. Em um evento realizado na sede da UDG Consultoria, parceira da Santa Casa, a instituição apresentou a equipe da CQ Consultoria aos coordenadores, marcando o início de uma colaboração que visa à obtenção da Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA, desde 1999, desempenha um papel crucial no desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Buscando aprimorar as práticas de gestão e assistenciais, a organização tem como missão promover a melhoria contínua nos cuidados prestados aos pacientes.

A CQ Consultoria, especializada na implantação da Gestão da Qualidade e Assistência Segura, foi escolhida para guiar a Santa Casa nesse desafio. Fundada em agosto de 2018, a consultoria se destaca como referência na consolidação de organizações para a solicitação da Acreditação ou Certificação da Qualidade em diversos segmentos da saúde.

Cátia Albuquerque, fundadora da CQ Consultoria e consultora em gestão de qualidade em saúde credenciada pela ONA, compartilhou sua visão sobre o processo de acreditação: “A acreditação é um divisor de águas, ela traz uma referência, um norteamento, para que o Hospital trabalhe com segurança do paciente. A certificação é uma consequência. Então, a gente transforma o que hoje a gente chama de clima em cultura. Faz todos os dias certo”, diz Cátia.

Albuquerque ressaltou que a implementação do processo é um caminho moroso, aproximadamente dois anos para alcançar a Acreditação Nível 1, focada na segurança do paciente. A partir daí, o ciclo continua com o Nível 2, integrando as áreas, e o Nível 3, buscando a excelência. “É um casamento sem divórcio. Entrou na cultura da segurança do paciente, não tem mais volta”, afirma a consultora.

Desafios específicos foram apontados para a Santa Casa, incluindo fragilidades sistêmicas, questões relacionadas à estrutura, gestão de equipamentos, gestão de acesso e comunicação efetiva. A CQ Consultoria se compromete a oferecer mentorias online semanais e consultorias presenciais a cada dois meses para superar esses desafios.

Josiane Celis, diretora assistencial da Santa Casa de Poços, compartilhou sua expectativa em relação à parceria. “Acreditamos que essa iniciativa contribuirá significativamente para o aprimoramento contínuo de nossos serviços e a excelência no atendimento aos nossos pacientes”, destaca a diretora Assistencial.

“Quero aproveitar para agradecer a UDG consultoria, nossa grande parceira que prontamente cedeu o espaço para essa reunião tão importante para o Hospital”, completa Josiane.

Com a colaboração da CQ Consultoria, a Santa Casa de Poços reforça seu compromisso com a segurança do paciente e a busca pela qualidade, visando destacar-se como referência na região e no mercado da saúde.

Sugestão de legenda: Evento de apresentação da CQ Consultoria aos coordenadores do Hospital aconteceu no dia 5 deste mês, na UDG Consultoria  

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