Santa Casa de São Sebastião do Paraíso passa por mudanças para se tornar hospital de referência em queimados
A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, que atualmente atende a pacientes com até 30% do corpo queimado, está se credenciando para funcionar como um hospital ‘tipo 3’, referência em atendimento para queimados. Assim, pacientes com queimaduras mais graves poderão ser atendidos na unidade sem a necessidade de transferência para Belo Horizonte, onde fica o hospital referência mais próximo, o João XXIII.
A previsão é de que o hospital seja habilitado para operar como ‘tipo 3’ dentro de 60 dias. Para isso, será necessário uma ala exclusiva para atendimentos de queimados e também a capacitação de profissionais para atender demandas mais graves.
Por enquanto estão sendo realizadas adequações estruturais, aquisição de equipamentos e a capacitação do corpo clínico. Essas capacitações estão acontecendo em cidades como Belo Horizonte e Uberlândia, que já oferecem atendimento especializado em queimaduras de gravidade máxima.
“Pra gente subir de nível, obviamente precisa dessa certificação de qualidade, mas também, de toda essa reorganização, haja vista que hoje os pacientes queimados ficam em alas comuns, e partir da troca para ‘tipo 3’, a gente passa a ter um atendimento exclusivo. Então, será uma ala com leitos clínicos exclusivos e com uma UTI exclusiva também”, destacou Jean Marco do Patrocínio, Superintendente da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso.
O superintendente informou ainda que estão sendo adquiridos equipamentos que possibilitam uma maior precisão e assertividade nos procedimentos cirúrgicos, assim como curativos para grandes queimados.
Fonte: G1