A Eficiência Hospitalista, empresa parceira da Federassantas, segue expandindo sua atuação em Minas Gerais com a implementação de soluções inovadoras em seis hospitais do estado. Com foco na Medicina Hospitalista, Escritório de Gestão de Altas® (EGA) e Gestão de Acesso através do Núcleo Interno de Regulação (NIR), a empresa visa melhorar os desfechos clínicos, otimizar o giro de leitos e promover eficiência assistencial, diminuir custos assistenciais, beneficiando pacientes e equipes multiprofissionais.
“Nosso principal compromisso é transformar a assistência hospitalar por meio da implementação de metodologias comprovadas, alinhadas às melhores práticas internacionais. A expansão da nossa atuação em Minas Gerais reflete o reconhecimento dos bons resultados obtidos e o impacto positivo que nossas soluções proporcionam aos hospitais e operadoras à gestão assistencial”, destaca o Dr. André Wajner, CEO da Eficiência Hospitalista.
Conheça os projetos em andamento:
Santa Casa de Belo Horizonte: Escritório de Gestão de Altas® e Gestão de Acesso através do Núcleo Interno de Regulação
Primeira instituição do estado a implementar um Escritório de Gestão de Altas® (EGA), a Santa Casa BH colhe resultados significativos após um ano de projeto. Atualmente, está na fase de evolução para o EGA 2.0, reforçando sua atuação na transição de cuidados para a rede de atenção à saúde. Saiba mais sobre os impactos desse projeto assistindo ao case apresentado na Conexão Fehosp no YouTube.
Fundação Hospitalar São Francisco de Assis: Escritório de Gestão de Altas®
A parceria teve início em janeiro de 2025, e a implementação do EGA já está em andamento. A equipe da Eficiência Hospitalista realizou visitas técnicas e capacitações presenciais para engajar as equipes e fortalecer a adesão ao modelo. Também estamos desenvolvendo uma especialização em EGA com duração de 12 meses.
Santa Casa de Bom Despacho: Medicina Hospitalista e Comanejo Clínico-Cirúrgico
Em janeiro de 2025, a Santa Casa iniciou a implementação da Medicina Hospitalista, um modelo que promove uma assistência médica mais integrada, garantindo maior segurança e qualidade na jornada do paciente. Também estamos desenvolvendo uma especialização em Medicina Hospitalista com duração de 12 meses.
Hospital Ibiapaba CEBAMS: Medicina Hospitalista e Comanejo Clínico-Cirúrgico
A parceria, iniciada há nove meses, está em fase avançada de execução. O projeto tem safety huddles realizados diariamente, rounds multiprofissionais duas vezes por semana, promovendo comunicação integrada para identificação de riscos perioperatórios e otimização do plano terapêutico. Também conta com uma estratégia de comunicação efetiva com a equipe clínica e cirúrgica através de huddles com ferramenta padronizada.
Hospital Nossa Senhora das Graças de Sete Lagoas: Escritório de Gestão de Altas® (EGA) e Núcleo Interno de Regulação (NIR)
Com a implementação iniciada em setembro de 2024, o HNSG já apresenta avanços significativos. A fase atual do projeto inclui rounds multiprofissionais, huddles diários e mapeamento dos fluxos de acesso e alta hospitalar.
Hospital Maternidade São José: Medicina Hospitalista, Comanejo Clínico-Cirúrgico, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Gestão de Acesso
Desde novembro de 2024, o projeto está na fase inicial, com a apresentação do diagnóstico situacional e preparação para a implementação efetiva. Em janeiro de 2025, a equi
pe da Eficiência Hospitalista esteve no hospital para iniciar as capacitações presenciais e apresentar o serviço de Enfermagem Hospitalista.
Reconhecimento do poder público
Diante dos resultados expressivos e dos impactos na assistência aos pacientes do SUS, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas publicou, em março de 2024, a nota técnica nº 3/SES/SUBRAS-SPAH-DAHUE-VALORA/2024, onde recomenda a implantação do Escritório de Gestão de Altas e Núcleo Interno de Regulação nos hospitais que fazem parte do programa Valora Minas, que tem como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira, mediante a otimização da alocação de recursos e a vinculação dos repasses aos resultados assistenciais e ao valor entregue à população.
A Eficiência Hospitalista foi pioneira na implementação do Escritório de Gestão de Altas® no Brasil, um modelo que se tornou referência nacional. Com experiência consolidada na gestão de projetos, sua metodologia é reconhecida pelo impacto positivo na redução do tempo de internação, otimização de leitos e sustentabilidade econômica dos hospitais.
Tenha as inovadoras ferramentas de Medicina Hospitalista atuando em sua instituição
Se você é gestor hospitalar e deseja conhecer mais sobre Medicina Hospitalista, Escritório de Gestão de Altas® e Gestão de Acesso através de Núcleo Interno de Regulação, entre em contato com a Eficiência Hospitalista e descubra como podemos transformar a eficiência assistencial no seu hospital!
Fonte: Eficiência Hospitalista
📧 E-mail: comercial@eficienciahospitalar.com.br
📞 WhatsApp: +55 51 98916.6654
🌐 Site: www.eficienciahospitalar.com.br