Semana Mundial de Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação

Entre os dias 1º e 7 de agosto, é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), movimento estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 1992, em defesa da amamentação. Em 2019, a semana traz como tema “Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação”, que tem como objetivo enaltecer a rede de apoio da família, principalmente da mulher, a fim de contribuir para o aleitamento materno.

“A SMAM faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. As ações buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, e estender a amamentação até os dois anos ou mais”, afirma Natália Oliveira Dias, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde das Mulheres e Crianças da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Ainda de acordo com a referência, a amamentação, no âmbito da saúde da criança, é importante, pois confere proteção imunológica e menor risco de contaminação, além de contribuir com a diminuição da morbimortalidade infantil devido a causas como diarreia e infecções respiratórias. “A amamentação também reduz o risco de obesidade infantil e diabetes, além de promover o desenvolvimento adequado da cavidade oral”, explica Natália.

Saiba mais em: http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/11362-semana-mundial-de-aleitamento-materno-reforca-a-importancia-da-amamentacao 

Compartilhar esse post