SES-MG apresenta panorama de enfrentamento ao Coronavírus no estado

Em reunião semi-presencial e virtual realizada na tarde desta sexta-feira (20/3), na Cidade Administrativa, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, juntamente com representantes de setores públicos e parceiros, falou sobre o panorama e ações implementadas para evitar a disseminação do coronavírus em Minas Gerais. Visando a eficácia das medidas de segurança, a reunião disponibilizada em ambiente online e, a participação presencial foi limitada à 50 participantes, respeitando o distanciamento entre os presentes.

Durante o encontro, foi abordado o cenário atual do COVID-19, o fluxo de diagnóstico nos sistemas públicos e privado de saúde, aquisição de leitos do sistema privado e condutas de biossegurança para profissionais da área da saúde.

“Estamos acompanhando diariamente a evolução dos casos e as condutas estão sendo avaliadas com muita clareza e cuidado. Diante da atual situação de Minas Gerais, a nossa tendência é sermos mais agressivos quanto a conduta do isolamento social. Além disso, as ações que já estão em andamento são fundamentais para preservar a saúde da população mais vulnerável, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas”, disse.

A ampliação de leitos também é uma ação que está sendo enfatizada em Minas neste momento. “Já suspendemos as cirurgias eletivas em todo o Estado, tanto para disponibilizar leitos para atendimento dos casos de coronavírus, caso seja necessário, e, também, proteger os pacientes eletivos de passar por um processo cirúrgico nesse cenário atual. Também recebemos 50 kits de CTI, com a previsão de entrega de mais 150 kits, por parte do Ministério da Saúde para a criação de leitos em prestadores públicos e privados.  Priorizamos as instituições da Rede Fleming, que está em grande parte na região Central, Sudeste (em Juiz de Fora) e em Patos de Minas”, complementou.

Também, como medida de enfrentamento do coronavírus e biossegurança dos profissionais de saúde que estão à frente dos atendimentos dos pacientes, está em andamento, neste momento, a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Estamos realizando uma compra de EPIs, como máscaras respiratórias, máscaras cirúrgicas, capotes, entre outros, para reabastecer o estoque estratégico e, assim, possibilitar que os profissionais de saúde atendam com maior segurança e menor dano à toda população do nosso Estado”, complementou.

Veja reportagem completa em https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/12334-ses-mg-apresenta-panorama-de-enfrentamento-ao-coronavirus-no-estado

Compartilhar esse post