Sete em cada dez brasileiros com mais de 50 anos têm alguma doença crônica

A hipertensão é a mais comum, seguida por problemas na coluna, colesterol alto e catarata.

Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz de Minas mostra que 7 entre 10 brasileiros com mais de 50 anos têm alguma doença crônica. O estudo, realizado com base em entrevistas feitas em 70 municípios das cinco regiões do País, revela que 40% dos entrevistados idosos apresentam uma doença de longa duração e 30%, duas ou mais. A hipertensão é a mais comum, seguida por problemas na coluna, colesterol alto e catarata. A última afeta 1 entre cada 4 brasileiros com mais de 50 anos.

O Ministério da Saúde afirmou que o total de operações e investimentos aumentou nos últimos dois anos. De acordo com a pasta, as cirurgias de catarata passaram de 452 mil em 2016 para 483 mil em 2017, um crescimento de 6,7%. Para custear a ação, foram destinados R$ 325,8 milhões no ano passado, 14,2% a mais do que o registrado em 2016.

Desafio

Os estudos indicam ainda que apenas metade dos pacientes com hipertensão tem a doença controlada. Pesquisadores consideram que o dado representa um desafio para a saúde pública brasileira. O problema é maior entre o grupo com menor escolaridade e com pior situação socioeconômica.

Leia na íntegra em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/10/02/interna_ciencia_saude,709552/sete-em-cada-dez-brasileiros-com-mais-de-50-anos-tem-alguma-doenca-cro.shtml

Fonte: Correio Brasiliense

Compartilhar esse post