Todos os anos, o dia 27 de setembro marca a data nacional da Doação de Órgãos. Em 18 de junho de 2014, foi decretada a lei nº 15.463, que instituiu o mês da doação de órgãos, denominado “Setembro Verde”. Neste mês, é realizada anualmente a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, que tem como objetivo incentivar o debate e conscientizar a população sobre a importância desta ação.
No site do Ministério da Saúde é possível encontrar todas as informações necessárias para quem deseja ser um doador de órgãos. O primeiro passo é avisar aos familiares sobre o desejo de se tornar um doador após a morte. Não é necessário deixar a vontade expressa em documentos ou cartórios, basta que a família atenda ao pedido e autorize a doação de órgãos e tecidos.
No período de maio de 2018 a junho de 2019, os hospitais filantrópicos realizaram 63% dos transplantes em Minas Gerais. Dentre os hospitais que fazem esse atendimento estão a Santa Casa de Belo Horizonte; Hospital Felício Rocho; Santa Casa De Misericórdia De Juiz De Fora, Hospital Universitário Ciências Medicas; Hospital Santa Casa De Montes Claros; Hospital Evangélico De Belo Horizonte; Hospital Escola Aisi Itajubá; Hospital das Clínicas Samuel Libânio Pouso Alegre; Associação Mario Penna; Hospital Marcio Cunha; Clinicas Integradas Hospital Universitário Mario Palmerio; Santa Casa De Misericórdia De Passos; Hospital Da Baleia; Casa De Caridade De Muriaé Hospital São Paulo; Casa De Caridade De Carangola; Irmandade Da Santa Casa De Misericórdia De Cataguases.
Por: Nathalia Braz / Assessoria de Comunicação