Seu corpo te ama. Ame de volta: Mário Penna abre campanha de Outubro Rosa com Desfile inédito no Mercado de Origem
O Desfile acontecerá no dia 01 de outubro e traz um alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
O Outubro Rosa do Instituto Mário Penna chega em mais uma edição e coloca em evidência o diagnóstico precoce e a força feminina. Com o tema “Seu corpo te ama. Ame de volta”, a campanha destaca que o corpo humano é um grande aliado na manutenção da saúde e merece cuidado e atenção. O Mário Penna convida toda a sociedade a reconhecer o autocuidado como um ato de amor próprio e responsabilidade.
Para abrir a campanha, no dia 1º de outubro, a partir das 19h, o grupo Entrelaçadas, composto por pacientes com câncer de mama da instituição, realizará o tradicional desfile do Outubro Rosa, que, pela primeira vez, acontece no Mercado de Origem. O desfile traz luz às “Mineiridades” e celebra a parceria entre a maior instituição de Minas Gerais no combate ao câncer e o maior circuito de turismo e gastronomia do estado. Juntas, essas duas instituições lançam em outubro um chamado à prevenção do câncer de mama.
Tradicionalmente conhecido por ser um estado acolhedor, hospitaleiro e de grande calor humano, Minas Gerais se destaca pelo seu genuíno cuidado com o próximo. Todas essas características estão alinhadas ao propósito do Mário Penna, que traz a marca da solidariedade e da esperança em todas as suas ações. O Desfile celebra a superação, a força e a coragem de todas as mulheres que enfrentaram e enfrentam a doença.
O câncer de mama – diagnóstico precoce e prevenção
Outubro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, e o movimento Outubro Rosa é uma importante oportunidade para promover a prevenção. A doença é a mais comum entre as mulheres no Brasil, e em 2024, estima-se que aproximadamente 74.000 novos casos serão registrados, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Os principais fatores de risco incluem obesidade e sobrepeso após a menopausa, exposição prolongada aos hormônios femininos por contracepção ou reposição hormonal, histórico de tratamento com radioterapia no tórax também podem ser citados como aspectos de risco. O sintoma mais conhecido é a presença de nódulos na mama e/ou na axila. Eles podem se manifestar de forma unilateral e indolor. É preciso estar atento também às alterações nos mamilos, como a saída espontânea de secreção, retração, vermelhidão e descamação.
O Instituto Mário Penna é a maior referência do estado em atendimentos oncológicos da saúde pública. Apenas relacionados ao ao câncer de mama foram mais de 8.685 atendimentos, mais de 817 cirurgias e mais de 12.487 mamografias. Há 53 anos, a instituição preza pela ampliação da mensagem de prevenção e diagnóstico precoce.
-
Serviço: Desfile de Outubro Rosa do Mário Penna
-
Contato: 3299-9310
-
Data: 01/10/2024
-
Horário: 19h
-
Local: Mercado de Origem – R. Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos D’Água, Belo Horizonte