Sobrecarregado, sistema de saúde de BH recebe verba

Diante da paralisação dos profissionais do João XXIII e do consequentemente aumento da demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Belo Horizonte, o governo do Estado prometeu um repasse de R$ 60 milhões para a saúde na capital. Do valor, R$ 20 milhões já foram depositados e o restante virá em duas parcelas, a serem pagas nas próximas segundas-feiras.

O dinheiro poderá evitar um colapso no sistema de saúde da capital que, segundo o secretário municipal de Saúde, Jackson Pinto, já sente um aumento de mais de 10% no número de pacientes. Só na UPA Central, para onde são encaminhados os casos mais graves, houve elevação de 22%. Já o Pronto Atendimento no Hospital Municipal Odilon Behrens foi impactado em 12%.

“A questão não é só o aumento em números, mas a gravidade dos casos que têm chegado às UPAS”, disse o secretário, em coletiva na tarde desta quarta (20). Ele explica que o não atendimento no João XXIII cria uma necessidade de insumos e medicamentos não esperados pela rede municipal de saúde. “Nosso sistema municipal de urgência e emergência poderia sofrer um colapso”, afirma. O risco é eliminado, por enquanto, com a liberação da verba.

Veja reportagem completa em:
http://hojeemdia.com.br/horizontes/sobrecarregado-sistema-de-sa%C3%BAde-de-bh-recebe-verba-do-governo-do-estado-1.631937

Compartilhar esse post