Superintendente da Santa Casa de Montes Claros apresenta parceria com municípios através do CIMAMS

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) realizou nesta manhã de quinta-feira (29), o Encontro de Gestores Norte de Minas para tratativas acerca da melhoria da assistência hospitalar e ambulatorial nos municípios do Norte de Minas e celebração de parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Prefeitos(as) e gestores(as) da área de saúde de 33 cidades da área de atuação do Consórcio participaram do Encontro.  
Durante a abertura do evento, o presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, falou sobre a importância da iniciativa. “Sabemos que não é fácil fazer a gestão da saúde, mas precisamos buscar mais alternativas para atender a população da região. São muitos os problemas que os nossos municípios têm enfrentado, principalmente neste momento de pandemia. A todo momento, somos cobrados sobre as cirurgias eletivas e não temos como atender toda população, assim como os hospitais locais e de Montes Claros. As demandas são muitas. O CIMAMS, na sua política de ajudar os seus consorciados, tem firmado parcerias com os hospitais da região, dentre eles, a Santa Casa de Montes Claros, que tem um leque de serviços em várias especialidades e com preços mais vantajosos”, ressaltou.

Parceria Santa Casa e CIMAMS

Maurício Sérgio apresentou aos gestores os serviços que serão disponibilizados através da parceria com o CIMAMS e explicou como a mesma será. “Os municípios interessados devem procurar o CIMAMS, que disponibilizará a prestação dos serviços através da parceria com a Santa Casa de Montes Claros”. De acordo com ele, através do Consórcio, os municípios consorciados podem solicitar serviços nas diversas especialidades médicas, desde consultas, exames ou procedimentos cirúrgicos. “Os municípios poderão, de forma mais rápida, ajudar a sua população, basta apenas procurar o CIMAMS, que é o responsável pela contratação e formalização do agendamento desses serviços”, explicou.
Serviços

Ao apresentar o cenário atual, os avanços e perspectivas do hospital, Maurício Sérgio comentou sobre o atendimento de referência que a Instituição presta no Norte de Minas, bem como sobre a expansão da Santa Casa de Montes Claros através dos seus serviços, como a Santa Casa Coração, Santa Casa Check-up, Medicina Nuclear, Laboratório e clínicas, como a Santa Casa Olhos e Centro Médico Dom José Alberto Moura – localizada no bairro Major Prates; entre outros.
Outro serviço apresentado aos gestores foi a Medicina Hiperbárica. De forma virtual, o médico hiperbarista Dr. Alexandre Veloso, explicou sobre a oxigenoterapia hiperbárica e seus benefícios. “A oxigenoterapia hiperbárica pode ser aplicada em várias situações, como por exemplo, pé diabético, queimaduras, surdez súbita, feridas de difícil cicatrização, em pacientes com cirurgias e implantes em tecidos irradiados, entre inúmeras outras situações”, explicou. Segundo o especialista, além dos benefícios para a saúde em si, o uso da oxigenoterapia hiperbárica contribuiu para a economia de recursos, uma vez que a técnica pode evitar procedimentos mais caros, como amputações de membros e, posteriormente, uso de próteses em algumas situações.

*Com informações Ascom CIMAMS

Por: Ana Paula Paixão

Fotos: Kamila Soares

Compartilhar esse post