Suplementação com creatina acelera recuperação de pacientes com AVC em Belo Horizonte
Pacientes em reabilitação após sofrerem AVC agora têm uma nova esperança para a recuperação. A Suntor, unidade de transição de cuidados da Rede Paulo de Tarso, tem implementado o uso da creatina em seu protocolo de tratamento, proporcionando uma recuperação mais rápida e completa.
A creatina, substância amplamente estudada por seus benefícios para a saúde muscular e cerebral, passa a ser alternativa de tratamento oferecido aos pacientes, com o objetivo de acelerar a recuperação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com as sequelas do AVC.
No tratamento oferecido pela Suntor, o uso da creatina visa reduzir o tempo de recuperação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Estudos científicos, mostram que a suplementação com creatina possibilita maior ganho de força
muscular, além de demonstrar grande potencial para auxiliar na recuperação neurológica e funcional desses pacientes. Com isso, é esperada uma retomada mais ágil às atividades de vida diárias e maior independência motora.
A suplementação com creatina demonstrou potencial para:
Aumentar a força muscular: Essencial para a realização de atividades de vida diárias melhorando a qualidade de vida e possibilitando uma maior independência ao paciente.
Melhorar a função cognitiva: Auxilia na recuperação de habilidades como memória, atenção e linguagem, essenciais para uma reintegração social mais completa.
Reduzir a fadiga: Permitindo que os pacientes realizem sessões de fisioterapia mais intensas e prolongadas, acelerando o processo de reabilitação.
Diminuir a inflamação cerebral: Contribuindo para a proteção do tecido cerebral e acelerando o processo de recuperação.
Efeito neuroprotetor: Atua como um antioxidante, protegendo as células cerebrais e reduzindo a inflamação.
Para o Dr. Juan Bernard, médico nutrólogo da Suntor, a creatina representa um importante recurso de apoio aos pacientes na busca por resultados de recuperação cada vez mais eficientes “Ao combinar a suplementação com creatina com um programa de reabilitação intensivo, conseguimos otimizar os resultados e proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossos pacientes”, afirma.
“A creatina é um composto essencial no fornecimento de energia para as mais diversas células do corpo, incluindo células musculares e cerebrais. Ao aumentar os níveis de creatina no organismo por meio da suplementação, podemos potencializar a recuperação funcional dos pacientes com AVC” explica o médico.
A Suntor é uma clínica referência em reabilitação de pacientes com necessidades complexas, e a incorporação da creatina em seus protocolos reforça seu compromisso com a inovação e a excelência no cuidado, oferecendo aos pacientes com AVC uma nova ferramenta para reconstruir suas vidas.