Taxa de contágio é um dos indicadores para avaliar situação da covid-19 em Minas

A taxa de contágio, também conhecida pela sigla de RT, é uma medida instantânea que informa sobre o número médio de casos secundários que surgiram a partir de um caso primário infectado em determinado tempo. Com um RT de 0.93 em Minas Gerais atualmente, o que indica certo controle do cenário, o secretário de Estado Adjunto de Saúde Marcelo Cabral destacou, em coletiva virtual desta sexta-feira (7/8), que a taxa é um dos indicadores considerados para a avaliação multimodal do estágio da pandemia no estado.

Quando a taxa de transmissão está menor que 1,0, indica recuo da pandemia. Próximo a 1, como é o caso de Minas neste momento, indica que a pandemia não está crescendo exponencialmente.

“É importante destacar que o dinamismo da epidemia e os aprendizados reunidos até o momento também nos dão outras referências para que possamos analisar como se encontra a situação em determinada localidade”, afirma Marcelo Cabral.

A avaliação multimodal realizada pela SES-MG contempla também, por exemplo, os números da doença no estado, o monitoramento diário da ocupação geral de leitos e o número da ocupação de leitos por pacientes com covid-19.

Veja mais em https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/13362-taxa-de-contagio-e-um-dos-indicadores-para-avaliar-situacao-da-covid-19-em-minas

Compartilhar esse post