TECNOLOGIA EM CURATIVOS É APRESENTADA PARA RESIDENTES DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA EM WORKSHOP NA SANTA CASA DE MOC

Com o tema “Boas práticas no cuidado pós-operatório com feridas incisionais”, residentes de ortopedia e traumatologia da Santa Casa Montes Claros participaram ontem (25), de um workshop com os enfermeiros especialistas Danilo Canela Prates e Luciana Amaral.

Na oportunidade, os participantes tiveram uma aula sobre manejo de feridas incisionais e trauma complexo de partes moles. Em seguida, foi realizado um treinamento de instalação e uso de curativos especiais, bem como orientações sobre terapia por pressão negativa (curativo a vácuo).

Para o chefe da residência, Dr. Joaquim Fernandes, a iniciativa contribui para a formação dos médicos como especialistas. “O objetivo é fazer o treinamento dos residentes com essa tecnologia nova de curativo, que é uma terapia por pressão negativa. Esse tipo de curativo é um avanço no tratamento, pois é uma tecnologia inovadora no manejo de feridas complexas, feridas incisionais – feridas de pós-operatório”, ressalta.

Ele ainda explica que esse tipo de curativo estimula a cicatrização da ferida e abrevia o tempo de tratamento do paciente e os custos, diminuindo a permanência no hospital e o tempo de internação. “Muitas vezes esse tipo de curativo não é usado porque o profissional não conhece. Então, a ideia é proporcionar aos residentes durante a formação esse tipo de treinamento favorecendo muito a formação deles para a vida profissional toda”.

A ação contou com o apoio das empresas Convatec Brasil e Mediodonto.

Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Ascom Santa Casa

Compartilhar esse post