Três casos suspeitos de reinfecção por coronavírus são acompanhados pela SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais acompanha, atualmente, três casos suspeitos de reinfecção por coronavírus. A informação foi dada pelo secretário da pasta, Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva nesta terça-feira (8).

Até esta segunda-feira (7), eram dois: um em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e outro em Varginha, no Sul de Minas. O novo caso suspeito está na capital mineira.

No mundo, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em Hong Kong, no dia 24 de agosto. Pesquisadores testaram o código genético do vírus e afirmaram ter encontrado sequências diferentes na primeira e segunda infecção.

No dia seguinte, foram confirmados outros dois casos: um na Bélgica e um na Holanda. Uma porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que casos assim não parecem ser comuns.

Com as confirmações em outros países, a SES decidiu adotar um novo protocolo sobre reinfecção em Minas Gerais, divulgado nesta segunda. O estado não possui nenhum caso deste tipo confirmado.

“Em relação à reinfecção, o que nós fizemos foi uma nota técnica orientando a notificação de suspeitas. São pessoas que tiveram a doença, confirmada pelo RT-PCR ou por teste rápido, e que voltam a fazer sintomas ou diagnóstico após 90 dias do primeiro diagnóstico. Esse é o grupo que nós investigamos”, explicou Amaral.

Pelo novo protocolo, as amostras positivas devem ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará sequenciamento genético para verificar a presença de mutações. Também foram incluídos novos grupos de testagem pelo método RT-PCR, como os profissionais de serviços essenciais e pessoas que tiveram contato com casos confirmados em focos da doença.

“O número de reinfecções hoje, avaliadas no mundo, é muito pequeno. É muito importante que nós tenhamos muito cuidado façamos uma checagem muito bem feita para que nós tenhamos uma certeza. Até o momento, não temos casos confirmados [em MG], mas os notificados continuam em acompanhamento”, completou o secretário de Saúde.

Confira a matéria em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/09/08/secretaria-de-estado-de-saude-de-mg-acompanha-tres-suspeitas-de-reinfeccao-por-coronavirus.ghtml

Compartilhar esse post