Hospital das Clínicas/UFMG integra seleto grupo global de 21 instituições que iniciam testes humanos da vacina contra o vírus causador da microcefalia, um dos transmitidos pelo Aedes.
Em uma corrida internacional para combater um vírus que tira o sono de famílias por todo o mundo, especialmente as que planejam ter um bebê, Belo Horizonte entra para um seleto grupo mundial que busca conter a infecção causada pelo zika vírus. A partir de janeiro, começa a ser testada em seres humanos, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG), vacina experimental contra a doença, uma das várias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e apontada como responsável pela microcefalia em recém-nascidos. Uma das 21 instituições no mundo a participar da pesquisa patrocinada pelo National Institutes of Health (NIH), ligado ao governo norte-americano, o HC/UFMG começa a recrutar voluntários para participar dos testes nos próximos dois anos. O trabalho é fruto de parceria entre o Centro de Pesquisas Clínicas do HC, Instituto René Rachou/Fiocruz e Universidade George Washington, dos EUA. No Brasil, além da UFMG, apenas mais uma instituição participa do estudo.
Para isso, o HC participou de rigorosa seleção, que incluiu várias visitas, certificações e adaptações na estrutura. A vacina já foi testada em seres humanos para monitoramento da segurança e seleção da melhor dosagem em uma primeira fase, e aprovada por comitês de ética nacionais e internacionais. Agora, a substância será avaliada em um novo grupo de pessoas, com a finalidade de estudar mais dados sobre a sua eficácia e segurança no organismo de seres humanos sadios. Para essa nova fase serão recrutados homens e mulheres voluntários, entre 15 e 35 anos, que moram em Belo Horizonte ou região metropolitana.
Este ano foram registrados em Minas 746 casos prováveis de zika, sendo 134 em gestantes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O número é bastante inferior ao do ano passado, quando 14.086 pessoas foram infectadas.
Veja reportagem completa:
Jornal Estado de Minas