A UniHealth Logística Hospitalar, empresa com mais de 13 anos de sólida atuação no mercado brasileiro, apoiada também na experiência de mais 30 anos no setor logístico e de saúde do seu presidente, anuncia abertura novos mercados na América Latina e Europa.
A expansão vem se configurando a partir dos diversos cases nacionais construídos em instituições públicas e privadas, as quais tem servido de road show para players internacionais conhecerem as soluções da empresa e as possibilidades de importação para seus países. Para Domingos Fonseca, presidente da UniHealth, essa busca pelas referencias da empresa coloca o Brasil a frente em muitos cenários. “Exportar serviços de inteligência, com alto valor agregado, colabora com o desenvolvimento do país, especialmente porque hoje dependemos basicamente da exportação de commodities de baixo valor agregado”, explica.
Para estruturar seu modelo de exportação, a UniHealth abriu recentemente uma head office para América Latina e Caribe, localizada na Colômbia e comandada pela Diretora de Novos Negócios Internacionais Adriana Ribeiro, que também possui ampla experiência com relações governamentais. “Hoje a Colômbia é a 3ª maior economia da América Latina e possui uma maturidade impressionante para negócios e parcerias público x privado”, conta a diretora que se mudou para o país há pouco tempo.
Adriana conta ainda que a UniHealth passou por uma de consultoria do programa governamental brasileiro, PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), que avaliou a empresa como pronta a exportar de forma correta e qualificada, considerando especialmente a complexidade do serviço que está oferece. Além disso, a empresa é a única a vender serviços em saúde na APEX.
Com esta ampliação de mercado, a UniHealth projeta um crescimento de 65% este ano e acredita que além do mercado internacional, “a logística hospitalar no Brasil também deve continua crescendo, apesar de esbarrar no principal desafio do setor que é a cultura conservadora do País e que interfere na disseminação da terceirização de logística em saúde como uma solução vantajosa. Porém, mesmo frente aos desafios, acabamos de assumir a logística hospitalar do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde iremos investir cerca de R$4,8 milhões e gerar quase 100 novas vagas de emprego, comprovando a necessidade e vontade das instituições de saúde em cuidar melhor dessa área”, conta Domingos.
Entre as operações nacionais e internacionais, a empresa atende hoje quase 10 mil leitos, movimenta mais de 800 milhões em estoquee cerca de 18 milhões de produtos, corroborando com seus investimentos e projeções para o futuro.
Sobre a UniHealth Logística Hospitalar:
A UniHealth é a maior empresa de logística intra-hospitalar da América Latina. Com mais de 13 anos de história e reconhecida por experiência em soluções integradas de gestão do fluxo de medicamentos e insumos médicos, presta serviços para instituições públicas e privadas, que vão desde hospitais até unidades de saúde como laboratórios, clínicas médicas e outras estruturas, independentemente do tamanho ou especialidade.
Com atuação e padrão de qualidade globais, a UniHealth está em ativa expansão internacional com operações logísticas de saúde no Brasil, Equador, Colômbia e ações iniciadas no México e em Portugal.
A empresa acredita na inovação como base do desenvolvimento e no uso de tecnologias de última geração, incluindo a robotização e automatização de processos, além de disponibilizar completa infraestrutura e processos devidamente normatizados e regulamentados, sob a gestão de equipes em constante atualização profissional, garantindo um altíssimo nível de qualidade e confiança aos clientes.
Atualmente, a UniHealth conta com cerca de 600 colaboradores e mantém um centro de pesquisa e inovação tecnológica pelo qual recebeu, em 2013, o Prêmio FINEP de Inovação. Também foi representada em três edições do prêmio “100 Mais Influentes da Saúde”, na figura do seu presidente, Domingos Fonseca.
Fonte: Assessoria UniHealth