Vacinação para meningite é ampliada em BH para trabalhadores da educação

Estudantes universitários de instituições públicas e privadas também serão vacinados

A vacinação contra a meningite C foi ampliada em Belo Horizonte para os trabalhadores da área da Educação (ensinos superior e técnico) e estudantes universitários de instituições públicas e privadas (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades).

A imunização na capital teve início em novembro para os trabalhadores da área da Saúde e o público de 16 a 30 anos que ainda não havia se vacinado contra a doença. A aplicação do imunizante acontece em todos os centros de saúde da cidade.

Para os trabalhadores da saúde a vacinação também ocorrer nos hospitais e clínicas. “O calendário de vacinação vai até fevereiro de 2023, conforme orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para se vacinar, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto.

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Cerca de 3 mil brasileiros são acometidos pela doença todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas, no Brasil, a doença meningocócica é mais frequente entre crianças com até 5 anos.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 11 casos da doença meningocócica em 2022: um paciente menor de um ano e os demais tinham mais de 20 anos.

 

Fonte: Jornal O Tempo

Compartilhar esse post