A FORÇA DOS FILANTRÓPICOS – INVESTIR PARA AMPLIAR!

Uma verdadeira representação só assume sua real expressão quando a diretoria é efetiva porta-voz dos anseios de todos os filiados para o estabelecimento de soluções estruturantes no Sistema Único de Saúde.

Em 2017, a diretoria da Federassantas realizou ações importantes de representação das instituições filiadas junto as principais entidades do setor nas esferas Executiva, Legislativa, Judiciária; gestores estaduais e municipais; órgãos de controle; além de entidades representativas do setor.

A Federassantas tem buscado promover as grandes transformações que o setor hospitalar filantrópico necessita, especialmente quanto à construção de um novo modelo de tratamento dado às instituições na esfera jurídica e de conscientização por parte das autoridades públicas em relação ao financiamento e remuneração das instituições.

Para isso, o diálogo é fundamental para alcançar uma integração que estruture uma melhor compreensão do cenário das instituições beneficentes e, desta forma, buscar soluções para o setor, e garantir o equilíbrio econômico e sustentabilidade dos hospitais filantrópicos.

      

            

 

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

No último ano a Federassantas passou por uma importante restruturação no setor de Comunicação. Esta ampliação proporcionou, além de avanços no trabalho de fortalecimento da imagem institucional, a criação de meios para levar informação e dialogar com a sociedade.

Este novo projeto inclui a visibilidade e relacionamento permanente com a imprensa; cobertura jornalística de reuniões da Diretoria;  elaboração de reportagens com a cobertura de ações de filiados; inserção e atualização de meios digitais, redes sociais, e aplicativos; e campanhas de mobilização da sociedade para a situação dos hospitais filantrópicos e da saúde em Minas Gerais.

Neste ano, foi possível publicar o Anuário da Federassantas, contendo os principais indicadores do setor filantrópico, cases de sucesso dos hospitais filiados, artigos, dentre outros. Além disso, a Comunicação é responsável também pela criação  de eventos anuais, que tem o objetivo de aproximar, capacitar e atualizar os gestores das instituições filiadas.

Outro destaque importante do setor, viabilizada pelo programa “Empresa amiga dos filantrópicos”, é a web série Salve Saúde! Todos os meses, reportagens produzidas por jornalistas levam ao cidadão informações sobre o acesso aos serviços e os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde. A participação da sociedade na construção do SUS é fundamental para que as grandes mudanças ocorram, sendo imprescindível capacitar o cidadão com informações de qualidade para que conheça seus direitos e deveres.

                     


CEC – CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Com mais de 10 anos de existência, o Centro de Educação Continuada foi criado pela Federassantas com o objetivo de oferecer programas de capacitação e atualização profissional para os diversos agentes envolvidos no processo de gestão hospitalar, dentro de uma perspectiva motivacional e de qualificação setorial. O CEC oferece vários produtos como cursos de curta duração, palestras, workshops, programas modulares, dentre outros.

Em 2017, uma das principais inovações do CEC Federassantas foi a extensão e ampliação com foco nas sete regionais da Federação. Com esta política de descentralização, foi possível não apenas ampliar o acesso nas diferentes regionais, mas também reduzir os custos dos participantes com deslocamentos para a sede do CEC, localizado na capital. Esta descentralização atende também as demandas locais dos hospitais filiados, levando em conta as prioridades e necessidades de capacitação das diferentes equipes e profissionais que atuam nas instituições de saúde.

Além de levar treinamento com qualidade e excelência para todas as regiões do estado, um dos diferenciais do CEC são os valores inferiores aos praticados no mercado.

A Federassantas atua em parceria com instrutores que, muitas vezes são vinculados às próprias instituições e que detêm grande conhecimento da sua área servindo de multiplicadores dos seus conhecimentos nos cursos oferecidos pelo CEC.

   

 

ENCONTROS REGIONAIS FEDERASSANTAS

Representar um universo com mais de 300 instituições, de diferentes perfis e localizadas em regiões com realidades tão distintas é uma tarefa que requer atenção e dedicação. Para encurtar estas distâncias e facilitar a identificação das demandas locais, a Federassantas vem atuando em conjunto com as suas 7 coordenadorias regionais, que servem de elos com o nível central e favorecem a união e integração de pessoas em torno de objetivos comuns.

Em 2018, os encontros regionais com os dirigentes das santas casas e hospitais filantrópicos foram ampliados. Nesta nova proposta, também participam outros atores responsáveis pelo funcionamento da assistência à saúde: representantes regionais do Ministério Público, Secretaria de Estado de Saúde, COSEMS, Associação Médica e Conselho Regional de Medicina. Nestes encontros, além da troca de experiências, é fundamental fortalecer o diálogo que se converge para a busca de soluções efetivas.

Também neste ano, juntamente com a implantação das Comissões Técnicas, vamos intensificar as ações nas Regionais para buscar melhores resultados e padronização dos processos nos hospitais filantrópicos do estado.

 

Compartilhar esse post