Hospitais filantrópicos são beneficiados com programa de eficiência energética da CEMIG

Com o objetivo de contribuir com a redução dos gastos com energia a Cemig criou, em maio de 2018, o Programa Energia Inteligente. Através da iniciativa a companhia está modernizando a iluminação, centrais de material e esterilização, e setores de lavanderia de hospitais públicos e filantrópicos de Minas Gerais. Outro benefício do programa é promover a adequação do orçamento dessas instituições, possibilitando que os recursos economizados sejam revertidos em melhorias para o atendimento à população.

De acordo com a companhia foram entregues, neste ano, 19 autoclaves, 33 secadoras de roupas e 23 focos cirúrgicos com tecnologia LED. Além da substituição dos equipamentos, o programa foi responsável, ainda, pela troca de toda a iluminação de 26 hospitais como, por exemplo as Santas Casas de Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora; Hospital Sofia Feldman, e Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira. As iniciativas somaram um investimento superior a R$ 8 milhões.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a iniciativa proporciona benefícios também para pacientes e profissionais de saúde. “No caso dos focos cirúrgicos, por exemplo, é importante lembrar que os equipamentos substituídos incluíam lâmpadas halógenas, que esquentam muito o ambiente e geram desconforto para os profissionais e pacientes que frequentam as salas de cirurgia”, explica. O gerente completa que, além dos benefícios relacionados à substituição dos focos e iluminação, melhorias também são alcançadas com as novas autoclaves e secadoras, uma vez que os equipamentos mais modernos e eficientes garantem mais agilidade na execução dos processos da lavanderia dos hospitais.

O hospital que desejar se inscrever no programa deverá solicitar à Cemig, através de uma carta endereçada à presidência da companhia conforme modelo. Para mais informações, a instituição deverá entrar em contato diretamente com a Cemig.


PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
– SAÚDE

O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais. Até o fim deste ano, as iniciativas de eficiência energética da Cemig em hospitais alcançarão investimentos superiores a R$ 18 milhões, tendo, como destaque, a instalação de, aproximadamente, 20 usinas de geração fotovoltaica em hospitais públicos e filantrópicos mineiros. O projeto teve início em maio de 2018 e tem previsão para terminar em maio de 2020.

Por Raquel Gontijo – Assessoria de Comunicação Federassantas
Fonte: CEMIG

Compartilhar esse post