27 de julho – Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço

27 de julho – Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço

O câncer de cabeça e pescoço é o sexto tipo mais comum da doença e atinge anualmente cerca de 700 mil pessoas em todo o mundo, segundo dados do Ministério da Saúde. Diante disso, e como forma de conscientizar à população dos riscos desses tumores, foi instituído no dia 27 de julho o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Minas Gerais, 32 hospitais realizam atendimento para esse tipo de câncer oferecendo tratamentos e cirurgias para retirada dos tumores, sendo que 23 deles são filantrópicos. Somente nestas instituições foram realizados mais de 1.400 procedimentos cirúrgicos oncológicos de câncer de cabeça e pescoço, o que representa 76% do total realizado no estado, no período de janeiro de 2022 a abril de 2023.

Durante todo o mês, a campanha “Julho Verde” promove diversas ações para detecção precoce do câncer, que costuma se localizar em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares.  Um dos hospitais referência em tratamento de câncer de cabeça e pescoço é o Instituto Mario Penna – Hospital Luxemburgo, de Belo Horizonte, que realizou durante o mês de julho atividades de conscientização para a doença, como o Café com Ciência, para troca de diálogos com especialistas da área de tumores de cabeça e pescoço para incentivo de produções cientificas do tema. 

Além disso, o Instituto também realizou apresentações do Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados, uma iniciativa que conta com a participação de 13 pacientes que se submeteram à cirurgia para a retirada total da laringe – procedimento denominado “Laringectomia” – perdendo completamente a voz, e com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.

Fique atento

Os sintomas do Câncer de Cabeça e Pescoço incluem feridas que demoram a cicatrizar, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir, alteração ou rouquidão permanente, além de falta de ar e aparecimento de nódulos no pescoço.

Os fatores que mais aumentam o risco de desenvolvimento destes tumores é o tabagismo, sexo desprotegido que pode causar risco de infecção pelo vírus HPV, uso excessivo de álcool e má higiene bucal.

Confira a lista dos hospitais que realizam procedimentos para o câncer de cabeça e pescoço em Minas Gerais clicando aqui. 

Assessoria de Comunicação: Bianca Pereira

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post