Campanha de prevenção de infecção na hemodiálise

Campanha de prevenção de infecção na hemodiálise promove conscientização e cuidados com pacientes

Nos dias 18 e 19 de maio, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e a equipe Multiprofissional do Hospital de Rim da Santa Casa Montes Claros organizaram uma importante ação: a Campanha de Prevenção de Infecção na Hemodiálise. O objetivo principal foi conscientizar os pacientes sobre a importância das medidas preventivas, como a higienização das mãos, cuidados com a fístula e o curativo dos cateteres utilizados para a  hemodiálise.

“A hemodiálise é um procedimento essencial para pacientes com doença renal crônica, porém, existe o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) durante o tratamento. Conscientizar os pacientes sobre os cuidados adequados pode reduzir significativamente a incidência dessas infecções e evitar complicações futuras”, ressalta o enfermeiro do Serviço do Controle de Infecção Hospitalar, Guilherme Henrique Santos da Cruz.

Durante a campanha, foram realizadas atividades educativas nos três turnos de diálise. Os profissionais de saúde explicaram a importância da higienização correta das mãos antes e após o procedimento, destacando que no dia 5 de maio foi celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, uma data que reforça a relevância dessa prática na prevenção de infecções.

Além disso, os pacientes receberam orientações sobre os cuidados específicos com a fístula, que é um acesso vascular utilizado para a realização da hemodiálise, e também sobre a correta manutenção e curativo dos cateteres utilizados para a hemodiálise. A equipe também disponibilizou um vídeo educativo com orientações sobre o assunto.

“A prevenção de infecções é uma preocupação constante em nosso hospital, e essa campanha foi uma oportunidade de conscientizar nossos pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados durante a hemodiálise. Queremos garantir a segurança e o bem-estar de cada um deles”, destacou Marcella Fernanda Oliveira de Souza, enfermeira da nefrologia.

De acordo com os organizadores, a participação dos pacientes foi muito positiva, com grande interesse e envolvimento nas atividades propostas. “Muitos expressaram a importância de se sentir empoderados em relação aos cuidados com a própria saúde e se comprometeram a adotar as práticas ensinadas durante a campanha”, acrescentou o enfermeiro do Controle de Infecções.

A campanha de prevenção de infecção na hemodiálise do Hospital de Rim da Santa Casa Montes Claros reforçou a importância da conscientização e dos cuidados adequados para reduzir a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde e eventos pirogênicos. 

Foto e Assessoria de Imprensa: Ana Paula Paixão  

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

 

Compartilhar esse post