CIPA realiza Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT) para colaboradores da Santa Casa de Poços de Caldas

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Santa Casa realizou, dos dias 6 à 10 deste mês, a Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT) e a temática escolhida para este ano foi o cuidado com o colaborador. O cronograma da semana contou com palestras e atividades para os funcionários da Irmandade, além da votação para CIPA gestão 2022.

A presidente da CIPA, Amália Poloni Bruzadelli, conta um pouco sobre como foi a programação da semana. “A SIPAT em 2021, foi voltada à questões pessoais que podem influenciar na rotina dos afazeres laborais, afetando consequentemente em possíveis acidentes de trabalho. Este ano, os temas trabalhados foram: saúde mental, violência doméstica, ginástica laboral e uma palestra motivacional. As palestrantes convidadas foram a médica do trabalho Dra. Bárbara Thiers Vieira, a 2ª Sgt Eliane Rosário Jerônimo, a fisioterapeuta Beatriz Cortes Lemes e a gerente de RH Patrícia Costa e Silva.
Foram momentos muito importantes para a CIPA gestão 2021 e todas as ações contaram com a presença e participação ativa de vários colaboradores. Ao final da semana realizamos ainda a votação da CIPA gestão 2022 e o resultado será divulgado na semana do dia 13”, explica Amália.


Programação

A programação da Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (SIPAT) começou na segunda-feira, 6, com uma palestra sobre Saúde Mental, ministrada pela Dra. Bárbara Thiers, médica do trabalho, no qual foram abordados temas como autocuidado, ansiedade, depressão, suicídio, síndrome de Burnout, bem como mitos e verdades relacionados aos transtornos mentais.

Na terça-feira, 7, foi realizada a segunda palestra da SIPAT com a presença da 2ª Sgt Eliane Rosário Jerônimo que falou sobre Violência Doméstica contra a mulher, bem como os tipos de agressões e o papel do batalhão na prevenção e auxílio às mulheres da cidade de Poços de Caldas e região.

Já na quarta-feira foi realizada uma ginástica laboral com os colaboradores da Santa Casa. A fisioterapeuta da Irmandade, Beatriz Cortes Lemes, juntamente com a médica do trabalho Dra. Bárbara Thiers Vieira fizeram atividades de alongamento com os colaboradores, dando instruções e orientações para realização individual, além de explicarem sobre os benefícios e importância da ginástica na rotina dos funcionários.

Na quinta-feira, 9, aconteceu a última palestra da semana. A gerente de RH, Patrícia Costa e Silva ministrou uma palestra motivacional para os funcionários. Após todas as palestras da semana foram sorteados brindes entre os colaboradores presentes, finalizando com um café para os participantes do evento.

Para encerrar a semana, nos dias 9 e 10, aconteceu a votação para CIPA gestão 2022 em frente à lanchonete do Hospital.

Por: Comunicação Santa Casa de Poços de Caldas

Compartilhar esse post