Clínica de Transição Paulo de Tarso lança Prontuário Afetivo

A iniciativa humaniza ainda mais o cuidado e faz o paciente perceber o quanto é único e especial

A Clínica de Transição Paulo de Tarso adotou um modelo diferente de prontuário de identificação do paciente para humanizar ainda mais os atendimentos: o “Prontuário Afetivo”. A ferramenta disponibilizada beira leito é uma maneira acolhedora de conhecer o cliente que destaca como ele gosta de ser chamado, quem são seus amores, quais suas qualidades, música preferida, nome do animal de estimação, hobbies e outras preferências. Com as informações colhidas, o prontuário é confeccionado com canetas coloridas para chamar a atenção de quem o vê, entre eles profissionais de saúde, acompanhantes e visitantes.

O preenchimento do documento é responsabilidade do setor de Psicologia, que o utiliza como recurso terapêutico, envolvendo o paciente e, quando necessário, seus familiares no processo de autoconhecimento, ajudando-o a expressar seus sentimentos e emoções. Essa iniciativa faz com que ele se sinta mais seguro, acolhido e aumenta a sua satisfação com o cuidado recebido.

De acordo com a psicóloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Polianna Dumont, o prontuário foi pensado para que todos os profissionais de saúde consigam aplicá-lo na rotina de cuidados: “as pessoas têm uma vida fora do ambiente hospitalar e gostam de relembrar suas memórias e afetos. Essa ferramenta permite que todos se aproximem ainda mais dos pacientes e seus cuidadores. Dessa forma, resgatamos a subjetividade da pessoa e reforçamos ainda mais os vínculos entre o paciente, o familiar e a equipe assistencial”, afirma.

Polianna explica ainda que no final da aplicação do Prontuário Afetivo o paciente cita qual sua música preferida. Há espaço para todos os gêneros musicais: “quando colocamos a música para tocar, o paciente se emociona e canta. Esse é um momento muito importante que resgata lembranças, memórias afetivas e ainda estimula a pessoa”, conclui.

SOBRE A CLÍNICA DE TRANSIÇÃO

A Clínica de Transição Paulo de Tarso (unidade hospitalar de caráter especializado) é referência nos atendimentos aos pacientes pós-agudos que já não demandam intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva. São pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas que apresentam perda de autonomia e declínio funcional e ainda precisam de cuidados extensivos, médico e transdisciplinar para reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social em três linhas de cuidados (cuidados crônicos, de reabilitação e paliativos).

A unidade funciona como elo complementar aos serviços hospitalares tradicionais (hospitais gerais), não concebidos para esta finalidade, com foco voltado para garantir uma maior autonomia, maior independência e, claro, com isso uma maior qualidade de vida ao paciente.

Para saber mais sobre os nossos serviços acesse: www.redepaulodetarso.com.br
Veja o vídeo sobre o Prontuário Afetivo: https://www.instagram.com/p/CmJw62mg4do/
Sugestão de fonte: Polianna Dumont – Psicóloga da Clínica de Transição Paulo de Tarso.

 

Assessoria de Imprensa | Mariana Castello Branco (31 98308-1022) e Estefânia Pimentel (31 99118-6011)

Compartilhar esse post