UM HOSPITAL DE RESPEITO

ONA e Ministério da Saúde recertificam Santa Casa Montes Claros como Hospital de Excelência Nível III

A Organização Nacional de Acreditação e o Ministério da Saúde do Brasil, acabam de recertificar, pela terceira vez seguida, a Santa Casa Montes Claros como Hospital de Excelência Nível III. As duas primeiras recertificações foram em 2016 e 2019.

Para o superintendente Maurício Sérgio, “a conquista da Acreditação representa o reconhecimento para todo o corpo funcional e para as lideranças do hospital, que fazem da Santa Casa merecedora do respeito e da credibilidade da população que se beneficia dos seus serviços – seja via SUS, convênios ou atendimento particular”, ressalta. Diante do mérito, o selo consolida a Santa Casa Montes Claros como o hospital pilar da saúde no Norte do estado. “Somos referência em atendimento para casos de alta complexidade para toda a região. Isso significa dizer que cerca de dois milhões de pessoas têm o nosso hospital como um porto seguro, pois, além do atendimento SUS disponível para toda essa população, também somos uma Instituição que atende os principais e mais bem conceituados planos de saúde que são referência no território nacional”, ressalta Maurício Sérgio.

Em 2013, a Santa Casa Montes Claros foi a primeira Santa Casa no país a receber o selo de Hospital Acreditado em Excelência Nível III. Desde então, vem mantendo o selo, demonstrando sua competência e referência não só para a região, como também para o país. A Diretora de Qualidade, Dra. Claudia Diniz, explica que “o processo de acreditação é uma ferramenta que auxilia as instituições na definição e avaliação dos seus processos e no estabelecimento de oportunidades de melhoria com foco na qualidade e segurança da assistência”, fala.

Em 2010, a Instituição foi reconhecida como Hospital Acreditado Nível I. Já em 2011, conquistou o título de Acreditado Pleno Nível II. No ano de 2013 recebeu o primeiro reconhecimento como Acreditado em Excelência Nível III, que é o grau máximo de reconhecimento no Brasil. Desde então, o processo de avaliação é realizado anualmente pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e, a cada três anos, é realizada a avaliação para a recomendação da recertificação.

Por Ana Paula Paixão

Compartilhar esse post