CLÍNICA DE TRANSIÇÃO PAULO DE TARSO RECEBE SES-MG E É CONVIDADA PARA CONTRIBUIR COM A IMPLEMENTAÇÃO DO VALORA MINAS

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve na Clínica de Transição Paulo de Tarso para conhecer as boas práticas assistenciais de transição adotadas no atendimento dos pacientes. Durante o encontro, a instituição recebeu o convite para contribuir com os profissionais responsáveis pela implementação da Valora Minas – nova Política de Atenção Hospitalar (PAH) do governo de Minas Gerais, que prevê a implementação de hospitais plataformas voltados para os cuidados de transição.

Com mais de 45 anos de atuação em Belo Horizonte, a Clínica de Transição Paulo de Tarso foi propulsora e apoiou ativamente a equipe técnica da SES-MG na construção desta política que busca aplicar R$ 1 bilhão por ano para custear os serviços prestados pelos hospitais ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, os pequenos hospitais do interior representam cerca de 60% de um total de 480 que prestam serviços ao SUS no Estado e possuem grande ociosidade de leitos (média de ocupação de 29%), gerando uma enorme perda de recursos que impacta na assistência à população. Por meio do Módulo Hospitais Plataforma da PAH, estas instituições poderão atuar estrategicamente, oferecendo serviços de atenção primária e secundária de saúde com objetivo de atender a nova realidade assistencial e demográfica do Estado, proporcionando mais saúde e benefícios para toda população mineira.

SOBRE A CLÍNICA DE TRANSIÇÃO

A Clínica de Transição Paulo de Tarso (unidade hospitalar de caráter especializado) é referência nos atendimentos aos pacientes pós-agudos que já não demandam intervenções de alta complexidade ou terapia intensiva. São pacientes com enfermidades crônicas ou degenerativas que apresentam perda de autonomia e declínio funcional e ainda precisam de cuidados extensivos, médico e transdisciplinar para reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social em três linhas de cuidados (cuidados crônicos, de reabilitação e paliativos).

A unidade funciona como elo complementar aos serviços hospitalares tradicionais (hospitais gerais), não concebidos para esta finalidade, com foco voltado para garantir uma maior autonomia, maior independência e, claro, com isso uma maior qualidade de vida ao paciente.

Quer conhecer mais sobre a instituição? Acesse: https://cuidadosespecializados.redepaulodetarso.com.br/

Fonte: Carlos Costa – CEO da Clínica de Transição Paulo de Tarso.

Compartilhar esse post