Coral de Laringectomizados abre a campanha Julho Verde no Mário Penna mostrando que é possível reescrever o futuro depois do câncer de laringe

No dia 4 de julho, o Instituto Mário Penna proporcionou uma experiência única e especial aos seus colaboradores, pacientes e acompanhantes. O Coral de Laringectomizados, que é pioneiro em Belo Horizonte e constituído por pacientes/cantores que perderam a voz devido ao câncer de laringe, realizou uma apresentação marcando a abertura da campanha Julho Verde no Instituto, que chega com o tema “Não deixe o câncer de cabeça e pescoço tomar conta da sua vida”.

Raquel Fabiane Nogueira, fonoaudióloga da instituição, reforçou a importância deste momento. “Neste ano, o brilho está ainda mais especial após ter sido sancionada no dia 20 de abril a lei que institui julho como o mês oficial de combate ao câncer de cabeça e pescoço. É com motivo de muita alegria que comemoramos o coral, que é um grande orgulho para a nossa instituição”.

Ronaldo José de Aguiar, paciente do Instituto e integrante do coral, viveu a emoção em dobro, pois contou com sua filha na plateia prestigiando a performance. “É a minha primeira apresentação junto dos colegas e gostaria de agradecer a eles e ao Instituto Mário Penna pelas grandes oportunidades que temos em poder falar pela nossa voz, e tudo que este coral representa. A vocês, minha eterna e mais sincera gratidão.”

A apresentação contemplou um cenário de muita superação, mostrando que é possível renascer após o câncer e que os nossos pacientes são um exemplo vivo de como a música foi capaz de resgatar sua autoestima, alegria e força de vontade. Além disso, esta é uma forma de reposicioná-los na sociedade, trazendo um senso de pertencimento que é de extrema importância durante a fase do tratamento.

Coral do Instituto Mário Penna – A descoberta do câncer de laringe pode representar o fim da voz para muitas pessoas. Para catorze pacientes que perderam a voz devido a esse tipo de câncer, foi a oportunidade de aprender a cantar. Eles fazem parte do Coral dos Laringectomizados do Instituto Mário Penna e renasceram a partir do canto.

Os pacientes integrantes do grupo se submeteram à cirurgia para a retirada total da laringe – procedimento denominado “Laringectomia” – perdendo completamente a voz. Entretanto, com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.

O Instituto Mário Penna, centrado na excelência do atendimento que compreende diagnóstico, tratamento, reabilitação e reintegração à sociedade, é o único na capital que disponibiliza esse serviço pelo SUS.

Esses pacientes/cantores têm encantado por onde passam e chamam atenção pela alegria, orgulho e otimismo com que encaram a vida.

A Volmape – Voluntárias do Instituto Mário Penna – apadrinha o projeto, proporcionando próteses e insumos necessários ao grupo.

Fonte: Instituto Mário Pena

Compartilhar esse post