Dia Mundial da Asma

Dia Mundial da Asma: data alerta para a doença que atinge 20 milhões de brasileiros por ano

A asma, também conhecida como “bronquite asmática” ou como “bronquite alérgica”, é uma doença que acomete os pulmões e que se acompanha de uma inflamação dos brônquios. É uma das doenças crônicas mais comuns no mundo, que acomete pessoas de todas as idades.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), estima-se que no país existam aproximadamente 20 milhões de asmáticos, sendo responsável por 350 mil internações por ano no país, o que representa a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para alertar a população sobre a doença, foi criado o Dia Mundial de Combate à Asma, celebrado anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Neste ano, o tema é “cuidados para todos os asmáticos”. Conforme explica o pneumologista da Santa Casa BH, que também é membro da comissão de asma da SBPT, Dr. Guilherme Freire Garcia, o tema denota que a população pode ter acesso ao tratamento de acordo com protocolos atualizados, tanto na asma leve, quanto na asma grave. 

De acordo com a preceptora de Pneumologia da Santa Casa BH, Dra. Michelle Andreata Souza Moura, a asma é uma doença crônica inflamatória que se caracteriza pelo estreitamento dos brônquios, que são as vias aéreas por onde o ar passa até os pulmões. Ela explica que a doença possui vários tipos, a mais comum é a alérgica. “Nos casos de asma alérgica, os gatilhos da doença geralmente são os alérgenos inalatórios como poeira domiciliar, mofo, ácaros e resfriados”, diz.

A asma não tem cura, mas o tratamento adequado pode reduzir os sintomas e ampliar a qualidade de vida dos pacientes. A asma alérgica, como qualquer outra doença crônica, requer um tratamento contínuo. “O tratamento medicamentoso é feito na maioria das vezes com as bombinhas inaladoras, que contêm broncodilatadores e anti-inflamatórios. As doses podem ser ajustadas pelo médico ao longo do tempo, em função da evolução do paciente”, explica a Dra. Michelle.

No Brasil, o tratamento pode ser realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Santa Casa BH, maior hospital 100% SUS de Minas Gerais, possui três ambulatórios de Pneumologia, sendo um deles dedicado exclusivamente a pacientes com Asma Grave. O atendimento acontece há mais de 15 anos, todas às quarta-feiras, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Santa Casa BH, mediante encaminhamento dos Postos de Saúde.

Os coordenadores do Ambulatório de Asma Grave, Dr. Guilherme Freire e Dra. Michelle Andreata, falam que o objetivo do serviço é melhorar o cuidado aos pacientes asmáticos graves, oferecendo um tratamento especializado, mais efetivo e de excelência para aqueles que mais necessitam.

Sugestão de Fontes: Dra. Michelle Andreata – preceptora de Pneumologia e coordenadora do Ambulatório de Asma Grave da Santa Casa BH.Dr. Guilherme Freire Garcia  –  coordenador do Ambulatório de Asma Grave da Santa Casa BH e membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Assessoria de Imprensa: Natália Mansur 

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post