Encontro Federassantas reúne autoridades e discute perspectivas para o setor filantrópico em Minas

“Não temos previsão para pagamento das dívidas anteriores”, essa foi a afirmação do Dr. José Carlos Lassi, coordenador da Comissão de Transição da Saúde do Governo Zema, durante o Encontro Federassantas 2018.

Na tarde de ontem (22/11), o representante do governador eleito declarou que a equipe de transição desconhece a proporção e os valores exatos da dívida com o setor hospitalar filantrópico. Segundo Lassi, a equipe está tendo dificuldades para ter acesso à dados e informações por parte do atual governo.

Durante o Encontro, o coordenador da comissão afirmou também que a equipe de transição recebeu  o documento entregue pela Federassantas, que consta, dentre outras informações do setor, o valor da dívida do Governo Estadual com os hospitais filantrópicos, de aproximadamente R$ 600 milhões.

Lassi declarou ainda que o próximo governo pretende melhorar a parceria com os hospitais filantrópicos para ajudar os serviços e assistência à saúde no estado. O representante do governador Zema declarou que o novo governo pretende efetuar os pagamentos e honrar os compromissos correntes com o setor filantrópico a partir do primeiro mês do mandato.

Kátia Rocha, presidente da Federassantas e Dr. José Carlos Lassi, representante do Governador Romeu Zema

O Encontro Federassantas recebeu também o Senador eleito, Carlos Viana. O parlamentar reforçou a fala de Lassi e anunciou “que não há a menor possibilidade, no atual momento, de que nos próximos 12 meses, nós tenhamos a regularização dos repasses e dos pagamentos das dívidas”.  Segundo ele, o governador Zema “vai assumir sem perspectivas claras das dívidas e fluxo de caixa do Estado”. Viana sugeriu e deixou um alerta para que os dirigentes de hospitais e prefeituras se programarem diante da falta de perspectiva para o setor em Minas Gerais.

O senador declarou também que sua principal preocupação durante o mandato no Senado será ajudar e buscar soluções para a saúde no estado. Viana completou ainda que em encontro com o Ministro da Saúde anunciado, Luiz Henrique Mandetta, discutiu questões referentes à repasses e financiamento para a saúde em Minas Gerais.

Senador Carlos Viana assumiu compromisso com a saúde e com o setor filantrópico mineiro

Outro destaque do Encontro Federassantas foi a presença do Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim. Durante o evento, o executivo propôs uma parceria com a Federassantas, com o objetivo de criar um canal de comunicação entre as instituições filantrópicas e a CEF. Bonfim declarou que através deste projeto, os gestores dos hospitais poderão apresentar reclamações, sugestões para aprimorar os produtos da Caixa e novas ideias.

O superintendente destacou também o trâmite da medida provisória nº 848, que cria uma linha de crédito para os filantrópicos, utilizando recursos do FGTS. De acordo com ele, a medida foi aprovada pelo Senado e volta para a Câmara dos Deputados para nova análise e, caso aprovada sem modificações, seguirá direto para a sanção do presidente da República. Bonfim afirmou ainda que a Caixa vai construir um manual normativo, junto aos órgãos do Governo Federal, para viabilizar os empréstimos dos recursos aos hospitais no próximo ano.

Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim, propôs parceria com a Federassantas


MARCO REGULATÓRIO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

Durante o Encontro, a presidente da Federassantas, Kátia Rocha, apresentou aos participantes a necessidade da criação de um marco regulatório dos hospitais filantrópicos. De acordo com a presidente, trata-se de uma legislação de regras gerais para tratar especificidades dos hospitais filantrópicos como, por exemplo, contratualização, financiamento tripartite, remuneração, dentre outros.

A presidente destacou que a regulamentação não é a solução para o setor filantrópico, mas visa a sustentabilidade das instituições, trazendo benefícios não apenas aos hospitais, mas também para a assistência aos usuários.

Kátia Rocha declarou ainda que seu intuito é que o marco regulatório seja estendido para além das instituições mineiras, e que a regulamentação proposta tenha validade e gere benefícios para todo o setor filantrópico hospitalar do país.

No final do evento, a presidente solicitou um pedido de apoio ao Senador Carlos Viana de levar ao Congresso a proposta do marco regulatório dos hospitais filantrópicos. O convite foi aceito de prontidão pelo parlamentar, que assumiu o compromisso com a Federassantas.

Participaram do painel de encerramento sobre o tema, Maurício Dias (Vice-presidente da CMB); Cláudia Navarro (presidente do CRM/MG); Dr. José Carlos Lassi; Senador Carlos Viana; Lincoln Lopes Ferreira (presidente da AMB); Maria Inês Lima (presidente da AMMG); e o Secretário de Saúde de Barbacena, José Orleans da Costa.

Painel de encerramento discutiu marco regulatório para os hospitais filantrópicos


REFERENCIAL FEDERASSANTAS

A programação do evento incluiu ainda a apresentação do Referencial Federassantas pelo Superintendente da federação, Adelziso Vidal. Segundo ele, este novo projeto é uma plataforma desenvolvida pela equipe de T.I. da Federassantas, e que tem como objetivo reunir dados e informações que poderão ser utilizadas de forma estratégica pelos gestores dos hospitais.

De acordo com o Superintendente, a plataforma permitirá o comparativo de performance entre hospitais que possuem o mesmo perfil nas seguintes áreas: Suprimentos; Remuneração Médica; Recursos Humanos; SUS; e Saúde Suplementar. Os estudos e a coleta de informações para alimentação da plataforma já estão sendo feitos pela equipe de Assessoria Técnica da Federassantas, através das Comissões Técnicas.

O Referencial Federassantas proporcionará diversos benefícios para as instituições, como melhoria de processos, resultados assistenciais, econômicos, auxiliará na tomada de decisões internas, dentre outros. Outra vantagem da plataforma será respaldar e sustentar discussões de forma técnica junto ao poder público. Durante a apresentação, a presidente da Federassantas destacou que é de suma importância a participação e o empenho dos dirigentes hospitalares nas Comissões Técnicas, para contribuir com os estudos da equipe de Assessoria Técnica e, consequentemente, para o Referencial Federassantas.

Adelziso Vidal, Superintendente da Federassantas

      

Na próxima semana você confere a cobertura completa de toda a programação do Encontro Federassantas 2018 no site e nas redes sociais da Federassantas.

 

Por Raquel Gontijo – Assessoria de Comunicação 

Compartilhar esse post