Encontro reúne secretários de saúde no Hospital Ibiapaba CEBAMS

Dezenas de Secretários de Saúde da região encontraram-se nesta terça-feira (28) no 1º Seminário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) – Regional de Barbacena. O evento foi realizado no auditório do Hospital Ibiapaba CEBAMS, em Barbacena.

O evento discutiu a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na área da Oncologia em Minas Gerais, em Barbacena e na região. O objetivo do evento, segundo o Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, foi que todas as partes envolvidas apresentassem os desafios da assistência oncológica para que melhorias possam ser elaboradas.

A presidente da Regional Barbacena do COSEMS-MG e Secretária de Saúde de Antônio Carlos, Elizabeth Pereira, iniciou o evento mostrando a relevância histórica do Hospital Ibiapaba CEBAMS para a saúde em Minas Gerais:

“O Hospital Ibiapaba CEBAMS é fundamental na rede assistencial de Minas Gerais. Além de possuir um dos principais serviços de Cardiologia do Brasil, recebendo os pacientes de toda a nossa região, também avança na Oncologia e nos deu belas histórias na medicina, como o primeiro transplante renal do estado. Fatos como esses demonstram a relevância desta casa para a saúde”.

Segundo o Diretor Tesoureiro do CEBAMS, o Dr. Maurício José da Silva Júnior, o hospital tem uma trajetória de pioneirismo, com a realização de transplantes, cirurgias de alta complexidade realizadas ainda nas primeiras décadas de funcionamento, e todo este know-how o colocou como estratégico para a assistência de saúde regional, especialmente nas referências da Cardiologia e da Oncologia, esta última, tema principal do encontro.

O Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares, apresentou dados sobre os desafios da oferta de tratamento do câncer pela saúde pública na região. Soares mostrou quais serviços de Oncologia a Macrorregião de Saúde de Barbacena oferece. Já o Secretário de Saúde de Barbacena, Dr. Arinos Brasil, que também participou do encontro, a implantação do Serviço de Radioterapia no Hospital Ibiapaba CEBAMS é uma oportunidade de melhorar a assistência na região e convidou os secretários das outras cidades a aderirem ao tratamento ofertado pela instituição, evitando as longas viagens feitas até hoje.

No bloco final do encontro, a assessora técnica do COSEMS, Márcia Moreira, apresentou os desafios da Rede Oncológica no estado e observou as possibilidades de melhorias existentes, além de ressaltar a importância da união regional para o fortalecimento dos serviços em funcionamento.

Encerrando o evento, o Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, apresentou os números do tratamento de câncer em Barbacena, as cidades que mais recorrem aos serviços da instituição, além de aspectos da remuneração e a evolução científica do tratamento do câncer.

Ao final, os secretários conheceram a estrutura e a equipe do Centro Oncológico Ibiapaba CEBAMS, onde acontece o tratamento de Radioterapia em Barbacena. Até o fechamento desta notícia, 85 pessoas já foram atendidas pelo novo serviço e 14 tratamentos estão concluídos.

Municípios que participaram do Encontro no Hospital Ibiapaba CEBAMS:
    
Barbacena, Madre de Deus de Minas, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Lamim, Capela Nova, Coronel Xavier Chaves, Santana dos Montes, Ressaquinha, Santana do Garambéu, Queluzito, Antônio Carlos, São Brás do Suaçuí, Caranaíba, Casa Grande, São João del-Rei, Ibertioga, Alfredo Vasconcelos, Entre Rios de Minas.

Fonte: Hospital Ibiapaba CEBAMS

Compartilhar esse post