Hospital Bom Samaritano vai inaugurar UTI Pediátrica

Com previsão para inaugurar em setembro, a UTI abre as portas com 10 leitos para atendimento com tecnologia de ponta

A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), está investindo R$ 2 milhões de reais numa Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com 10 leitos, com recursos próprios e captação externa, pública e privada. Os equipamentos e infraestrutura com a mais moderna tecnologia do mercado vão garantir atendimento a crianças em estado grave ou que tenham potencial de gravidade, de Valadares e toda região.

A UTI Infantil do HBS será inaugurada em setembro e, inicialmente, vai atender pacientes particulares, encaminhados pelos convênios atendidos no hospital e será ofertada ao SUS, caso haja interesse dos órgãos públicos. “Vamos inaugurar uma UTI moderna, com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem com especialização em terapia intensiva, para ajudar a suprir a demanda da cidade e região”, explica Flávia Linhares, gerente assistencial do HBS.

A nova UTI pediátrica, localizada no 3º andar do hospital, onde funciona hoje também o bloco cirúrgico, chega trazendo expectativa de novos serviços credenciados pelo SUS no futuro. “Somos o Hospital do Câncer de Governador Valadares e trabalhamos para oferecer sempre o melhor atendimento, nos mantendo como referência. Com a UTI pediátrica a expectativa é que a médio prazo possamos nos credenciar para oferecer oncologia e cirurgia cardíaca infantil”, afirma Elvis Andrade, superintendente administrativo do HBS.

A notícia já agrada os profissionais da saúde que se dedicam aos cuidados das crianças. Um exemplo é o médico Augusto Barbosa, pediatra com 42 anos de profissão em Valadares e que atuou por cerca de cinco anos no Hospital Bom Samaritano, quando ainda funcionava a maternidade. “É com grande satisfação que tomo conhecimento da abertura de uma Unidade de Tratamento Intensivo para crianças em Governador Valadares e, particularmente, nossa alegria é maior por saber que este avanço vem do Hospital Samaritano que é um hospital que se tornou símbolo de vanguarda na medicina da nossa região, uma referência no tratamento oncológico”, afirma.

A UTI Infantil vai suprir uma demanda que hoje faz com que os pediatras e especialistas encaminhem as crianças que precisam desse atendimento para outras cidades. “Para nós, profissionais da saúde, vai trazer segurança. Agora podemos tratar doenças mais graves, podemos fazer cirurgias infantis de maior porte, cirurgias ortopédicas, cardíacas e, certamente, em breve, teremos oncologia infantil. Tudo que hoje nós mandamos para outras cidades, nós agora vamos passar a receber e tratar aqui. Isso é um avanço enorme para a medicina local, assim como foi para nossa região a abertura da UTI Neo Natal, agora a UTI infantil”, afirma o pediatra Augusto Barbosa que aproveita para parabenizar o HBS: “o pessoal do Samaritano está de parabéns porque esse investimento vai beneficiar a população de toda região e vem para garantir tranquilidade para nós que trabalhamos com criança”.

Complexo Hospitalar Bom Samaritano

Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 73 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 85 municípios de todo Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 22 anos, mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).

É considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.440 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade. O HBS teve em 2021, 88,53% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS o que reforça seu caráter filantrópico e os outros 11.47% de atendimentos restantes são de convênios, particulares e filantropia.

Números de 2021, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora, mostram que foram realizados 8.054 internações hospitalares e 310.479 atendimentos ambulatoriais.

O Hospital Bom Samaritano conta com residência médica, autorizada pelo MEC, nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Intensivista e Oncologia Clínica e tem convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com a Univale, ambos para garantir espaço de estágio aos estudantes, cumprindo seu papel e sua missão junto à comunidade onde está inserido.

E considerado referência em alta complexidade para toda a região nas áreas de Oncologia, Nefrologia, Cirurgia Bariátrica, Ouvido Biônico, Cardiologia, Traumatologia e Ortopedia, sendo todos serviços os credenciados pelo SUS e administra UPA 24h considerada Tipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).

Fonte: Lígia Heringer – Analista de Comunicação

Compartilhar esse post