SANTA CASA MONTES CLAROS REALIZA PROCEDIMENTO INOVADOR NA ÁREA DE ENDOSCOPIA

Na tarde de ontem (26), a Santa Casa Montes Claros realizou um procedimento inédito na região Norte de Minas: uma colangioscopia com SpyGlass. De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista, Dr. Gilberto Pedro Rodrigues, o procedimento realizado é inédito na região. “O SpyGlass é como um aparelho de endoscopia, porém bem mais fininho, de 3.5 milímetros, que é passado por dentro do equipamento de endoscopia”, explica.

Segundo o especialista, a tecnologia é utilizada é indicado para diagnosticar casos de estenose biliar indeterminada, diferenciação entre massa intraductal maligna e benigna, avaliação da extensão de tumores e extração de cálculos grandes ou difíceis “Podemos utilizar para a realização de biópsias de estenose indeterminadas na via biliar. Por exemplo, se for uma estenose benigna, muitas vezes não precisa fazer a cirurgia. Só dilatamos e colocamos uma prótese. Quando a estenose é maligna, precisa operar. Então, é primordial ter essa assertividade no diagnóstico para a gente poder indicar ou não a cirurgia. Então, com este aparelho conseguimos identificar bem o local que está estenosado.

Ele ressalta que, além disso, o aparelho possibilita que uma pinça para a retirada de cálculos e até mesmo fazer uma litotripsia com laser para fraturar o cálculo e, em seguida, retirar. Outro benefício é em relação a precisão do diagnóstico. “Em relação a outros métodos, a precisão é mais baixa, ou seja, quando é feito só uma biópsia de forma tradicional, a precisão é de cerca de 30%. Já com a tecnologia que utilizamos essa precisão aumenta  para cerca de 89%. A ferramenta é uma inovação na visualização direta das vias biliares e do fígado, pois o médico consegue ter acesso direto aos locais atingidos.

No procedimento feito na Santa Casa Montes Claros foi retirado todos os cálculos da via biliar intra hepática do paciente, além da realização da biópsia da estenose da via biliar. Participaram os médicos Dr. Gilberto Pedro Rodrigues, Dr. Gustavo Monteiro Soares, Dr. Rodrigo Vieira Gomes, Dr. Luis Carlos de Jesus e o Dr. Fauze Maluf que acompanhou o procedimento de forma virtual.

Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

Compartilhar esse post