Hospital Madre Teresa faz campanha contra câncer de intestino

Silencioso e potencialmente curável, se tratado precocemente, o câncer de cólon e reto, também chamado de câncer de intestino, é o terceiro mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres no país. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, até o fim de 2019, 17.380 novos casos da doença devam ser diagnosticados neles. O número chega a 8.980 para elas.

Atingindo população cada vez mais jovem e muitas vezes confundido com outros problemas intestinais, o que acaba retardando a busca por ajuda, a recorrência e os preconceitos relacionados ao câncer de intestino mobilizam, pela quarta vez, os profissionais do Hospital Madre Teresa, que realiza campanha preventiva da doença. A expectativa é que um total de 1.500 pacientes sejam atendidos entre os dias 2 e 30 de setembro.

O processo preventivo se inicia de uma consulta com um proctologista, que avalia se há necessidade médica da realização de um exame de colonoscopia. A intenção é rastrear pólipos – que são uma espécie de verruga que levam entre cinco e 10 anos até virar um tumor.  Portanto, se identificado antes disso, uma cirurgia simples é capaz de evitar complicações futuras.

Veja a reportagem completa: https://bit.ly/344nY3B

Compartilhar esse post