Hospital Márcio Cunha recebe credenciamento para tratamento específico ao AVC

Referência para o Leste de Minas Gerais, o Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) –  obteve o credenciamento, por portaria federal, para realização de tratamento específico do AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Para isso, o Hospital estruturou uma Unidade de AVC com equipes preparadas para atendimento imediato ao quadro agudo da patologia com emergencistas, neurologistas e equipe multiprofissional, realizando acolhimento inicial precoce deste perfil de pacientes.

“A nova unidade, específica para o tratamento do AVC está totalmente preparada, e, essa habilitação trará benefícios assistenciais a toda macrorregião. O AVC é uma das principais causas de internação hospitalar e pode gerar um grande número de sequelas quando não identificados os sinais e sintomas precocemente e tratado em tempo hábil”, explica Dr Salomão Maciel Dias Ferreira, diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier.

RAPIDEZ DO ATENDIMENTO

Diante de quadro suspeito de um AVC em via pública ou residência, é recomendado que o paciente ou familiar possa acionar o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou serviço de ambulância de emergência de sua cidade para abordagem primária pela equipe do pré-hospitalar, com diagnóstico clínico precoce, estabilização do paciente e condução ao Hospital Márcio Cunha.

Ressalta-se que é importante observar e anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares a identificação de um AVC pode ser realizada através da percepção dos seguintes sinais de alerta (SAMU): Sorria: peça para o paciente sorrir e ele apresenta boca torta, Abraço: Peça para o paciente abraçar ou elevar os braços e ele apresenta perda de força, Música: peça para o paciente repetir as letras de uma música ou frase e ele apresenta dificuldade de falar, Urgência: Ligue para o serviço médico de Urgência.  “Se houver rapidez no atendimento, um medicamento venoso que dissolve o coágulo pode ser infundido aos pacientes com AVC isquêmico, em até 4,5 horas do início dos sintomas, desobstruindo o vaso, reduzindo de sequelas permanentes melhorando o desfecho”, afirma o Gerente das unidades de Cuidados Especiais do HMC, Dr. Marconi Franco da Silveira.

O QUE É O AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito, causado por uma obstrução de um vaso sanguíneo  (AVC Isquêmico), o tipo mais comum, ou ruptura deste vaso sanguíneo cerebral (AVC Hemorrágico).

É a segunda doença que mais mata os brasileiros, sendo a principal causa de incapacidade no mundo. Aproximadamente 70% das pessoas não retornam ao trabalho após um AVC devido às sequelas e 50% ficam dependentes de outras pessoas. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos o AVC pode ocorrer em qualquer idade. A Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) prevê que uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fundação São Francisco Xavier 

Compartilhar esse post