Março Azul: Feluma apoia ação que traz intestino gigante a BH

Março Azul: Feluma apoia ação que traz intestino gigante a BH

A temática do mês visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal

De 27 a 30 de março, o Minas Shopping recebe a exposição Intestino Gigante, como parte da campanha nacional do Mês de Conscientização e Prevenção do Câncer de Intestino. No estacionamento coberto G2 (próximo à portaria 5), o público terá acesso a uma réplica ampliada do intestino grosso, em modelo inflável, com 20 metros de comprimento e 2,5 de largura. A instalação chega a BH com o apoio da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), instituição mantenedora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e seus Institutos.

Através de um corredor contínuo da entrada até a saída, grupos de oito pessoas vão caminhar dentro do intestino gigante e ver exemplos das principais doenças que acometem o órgão, com destaque para o câncer colorretal. Os participantes terão o acompanhamento de um grupo de quatro monitores, que são estudantes de medicina voluntários, e de dois médicos, que explicam, de forma didática e acessível, tudo o que ocorre dentro do intestino grosso, simulando uma colonoscopia.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens e o segundo entre as mulheres. A estimativa é que, entre 2023 e 2025, ocorram 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil. Também conhecido como câncer de intestino grosso, de colón ou de reto, o tumor pode alcançar até 95% de chances de cura se diagnosticado precocemente.

exposição é gratuita e funcionará na quarta, quinta e sábado, das 10h às 22h. Na sexta-feira, será das 14h às 20h. Criado pela Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI), em 2004, o Intestino Gigante já foi apresentado em 57 municípios brasileiros e permaneceu por um mês em exposição no Canadá.

SERVIÇO

Exposição Intestino Gigante – Campanha Nacional Março Azul

Período: de 27 a 30 de março – Na quarta, quinta e sábado, das 10h às 22h. Na sexta-feira, das 14h às 20h

Local: Minas Shopping – Estacionamento coberto G2 (próximo à portaria 5) – Av. Cristiano Machado, 4.000, União – Belo Horizonte (MG)

Entrada gratuita

Assessoria de Imprensa: Fernanda Nazaré

Compartilhar esse post