Pacientes oncológicos mostram sua garra no Setembro Dourado

É o momento de falar de um assunto extremamente importante: a conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A campanha Setembro Dourado, que começou na última terça-feira (1/9) na Santa Casa BH (SCBH), ressalta a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes. Para isso, a instituição realizará, ao longo do mês, várias ações informativas para ampliar o debate e esclarecer dúvidas a respeito do tema.

Este ano, a SCBH  também quer mostrar que as “Nossas Crianças São Feras!” e vai dar destaque para as histórias de jovens que enfrentaram esse momento com muita garra e coragem. Foram programados uma live e um podcast para tratar sobre como os pacientes passaram pelo tratamento, o trabalho da equipe multiprofissional e, também, abordar dúvidas sobre cada tipo de câncer, os sintomas e o diagnóstico.

Falar sobre o câncer infantojuvenil é muito importante, pois os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças comuns da infância. A estimativa é que sejam diagnosticados 35 novos casos, por dia, no Brasil. E esse diagnóstico correto aumenta em até 80% as chances de cura, caso o paciente seja atendido em centros especializados como a Santa Casa BH.

Programação e ações

No dia 1º de setembro, foi feita uma live sobre câncer infantojuvenil transmitida pelo canal da Santa Casa BH no Youtube.

No dia 11 de setembro, vai ao ar o podcast Dose de Saúde especial do Setembro Dourado. O episódio vai abordar a história da paciente Ana Beatriz Nojosa e o trabalho da equipe multiprofissional no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

Além disso, os pacientes que estão em tratamento na Santa Casa BH participarão de diversas ações e atividades recreativas e educativas. Foi criado um kit pedagógico contendo jogo da memória, desenhos para colorir e paper toy com o tema da campanha deste ano. Tudo para divertir e celebrar a força desses pacientes.

Campanha cheia de feras

Todos os dias, as crianças e adolescentes que fazem tratamento oncológico mostram que são feras na luta contra o câncer. Por isso, este ano o Setembro Dourado da Santa Casa BH relaciona a característica de seus pacientes com o perfil de animais da fauna brasileira, como a onça, o lobo-guará, a tartaruga, o macaco, entre outros.

Esses animais também ilustram todo o material da campanha e decoram o ambulatório de oncopediatria da instituição.

Oncologia no Grupo Santa Casa BH

Em 2019, na Santa Casa BH, foram 861 sessões de quimioterapia, 1.018 de radioterapia, 23 cirurgias, 1.879 tratamentos clínicos e 617 internações de pacientes oncológicos com até 17 anos.

Nos próximos meses, a instituição vai inaugurar o Instituto de Oncologia e, com isso, espera triplicar sua capacidade de atendimento e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A estrutura vai contar com 33 consultórios, 80 pontos para tratamento oncológico, dois aceleradores lineares, leitos de urgência e salas de observação.

 

Fonte: Comunicação Institucional Santa Casa BH

Compartilhar esse post