SES-MG lança campanha para doação de órgãos

Com o slogan “Eu sou doador e minha família sabe”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Central Estadual de Transplantes (MG Transplantes), deu início a uma campanha nas redes sociais para conscientizar aqueles que desejam ser doadores de órgãos a conversar sobre o assunto com seus familiares. As peças estão disponíveis nas páginas da SES-MG desde a última quarta-feira (02/9).

Pela legislação atual no Brasil, a doação de órgão ocorre após o diagnóstico de morte encefálica e desde que a família autorize a retirada dos órgãos. Atualmente, a recusa familiar é uma das principais causas da não doação de órgãos no país. Segundo o diretor-geral do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, a rejeição dos familiares em relação à doação gira em torno de 30% em Minas Gerais.

“Uma das dificuldades hoje é a liberação da família. Muitas vezes, os familiares não conhecem a vontade da pessoa em relação ao assunto. Então, decidem por não doar. Quando a pessoa já se manifestou sobre o assunto em vida, diminui a recusa familiar e essa conversa salva vidas”, explica Omar Cançado.

Atualmente, Minas Gerais 4.457 pessoas aguardam na lista de espera por um transplante. Desses, 2.813 aguardam por um rim, 1.459 por córnea, 24 por um coração, 53 por fígado e 1 por pâncreas.

A campanha
O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é comemorado no dia 27/9. Mas o mês de setembro é todo dedicado à reflexão sobre a relevância da doação e como esse ato pode salvar vidas.

Segundo a assessora chefe de Comunicação da SES-MG, Virgínia Silva, a campanha será veiculada nas redes sociais da SES-MG, mostrando a importância de esclarecer para a família a vontade pessoal de ser um doador. “Com a campanha, buscamos esclarecer a necessidade de manifestar, em um diálogo aberto e positivo com os familiares, o desejo pessoal de ser um doador”, esclarece.

Conheça a campanha clicando em https://saude.mg.gov.br/doeorgaos

Transplantes no Estado
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo, e é o segundo país em número absoluto de transplantes, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Mais de 90% dos procedimentos relacionados ao transplante no país são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS oferece assistência integral, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

O Estado de Minas Gerais oferta transplantes dos seguintes órgãos e tecidos: coração, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas, pele, rim, rim conjugado com pâncreas e tecido músculo esquelético.

Em 2019, foram realizados no estado 2.458 transplantes, sendo que a maioria foi de córnea, 1.213, e de rim, 668. Este ano, já foram realizados, até 06 de agosto, 947 transplantes no estado, sendo que 350 de córnea, 316 de rim.

Saiba mais sobre como funciona a doação de órgãos no Blog da Saúde.

 

Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/13529-ses-mg-lanca-campanha-para-doacao-de-orgaos

Compartilhar esse post