Pelo quinto ano consecutivo, Santa Casa BH recebe selo verde “Green Kitchen” de cozinhas sustentáveis

Reconhecimento atesta qualidade da alimentação saudável oferecida aos pacientes e familiares; Instituição produz mais de 9 mil refeições por dia

A Santa Casa BH (SCBH), instituição referência em diversas especialidades na área da Saúde, também é reconhecida pelas práticas ambientalmente corretas. Prova disso é que o maior hospital 100% SUS de Minas Gerais acaba de conquistar o selo “Green Kitchen 2022 Pin 4”, destinado aos participantes com as maiores pontuações em cozinhas hospitalares sustentáveis. Dentro desse programa, a SCBH, por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) conquista, pela quarta vez, a chancela, mas, desta vez, atingiu a marca de 40 pontos, em um ranking nacional de todas as instituições avaliadas. O  Selo Verde Green Kitchen foi criado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam).

O ‘Pin’ é um reconhecimento da qualidade da alimentação saudável oferecida aos pacientes, familiares e colaboradores, seguindo diversos requisitos que avaliam restaurantes e cozinhas industriais que buscam aprimorar o seu padrão, utilizando insumos orgânicos, seguros e aproveitados integralmente.

A gerente do SND do Grupo Santa Casa BH, Vanessa Andrade, explica que todos os alimentos utilizados no preparo das refeições passam por um rigoroso protocolo de avaliação. “Após a aprovação, são higienizados, processados e produzidos pela área de cocção. Depois disso, são divididos em porções, separados por dietas que são informadas pela medicina ou nutrição clínica e distribuídos aos pacientes”, conta.

Para Vanessa, o selo comprova a preocupação da Santa Casa BH com a qualidade tanto da produção quanto da entrega dessas refeições ao cliente final. “Essa é mais uma prova da efetividade dos nossos processos e do profissionalismo das nossas equipes, que preparam mais de 9 mil refeições por dia na instituição ”, ressalta a gerente do SND.

Além dos materiais utilizados na produção das refeições, o selo “Green Kitchen 2022 Pin 4” também avalia a forma como o colaborador envolvido neste processo é conscientizado. Nesse sentido, a Santa Casa BH foi aprovada pelas suas práticas socioambientais. “Isso vem muito ao encontro do que acreditamos: o amor pelo que fazemos, já que a nossa missão é olhar para o paciente que está no leito e contribuir para o seu estado de saúde e bem-estar, por meio de uma alimentação adequada ”, finaliza Vanessa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Belo Horizonte/Laio Amaral

Compartilhar esse post