Com a suspensão do atendimento no Hospital Doutor José Maria Morais em Coronel Fabriciano na ultima terça-feira (30/05), município sofre com impacto
A prefeitura de Timóteo decretou situação de emergência na saúde esta semana. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a gestão publicou uma nota de esclarecimento para orientar e esclarecer a população sobre a situação. De acordo com a nota, o fechamento do hospital de Coronel Fabriciano gerou graves consequências para as unidades de saúde da cidade, que não estão conseguindo atender a população.
Segundo a declaração, o Centro de Saúde João Otávio vem recebendo um número elevado de pacientes nas ultimas três semanas. Devido a alta demanda e falta de estrutura necessária para atender os pacientes com quadros clínicos graves, a unidade de urgência intermediária trabalha com cerca de 30 casos de pacientes críticos que permaneceram em suas dependências até por uma semana, pois não consegue encaminhar estes pacientes para internação hospitalar.
Ainda de acordo com a nota, hospitais da região e o Hospital e Maternidade Vital Brazil estão se esforçando para internar esses pacientes que são socorridos pelo centro de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde ainda orienta, em casos não emergenciais, que a população de Timóteo procure as Unidades Básicas de Saúde do município.
O decreto de emergência permite, entre outras coisas, que a prefeitura compre bens e contrate serviços necessários em situação urgentes sem a necessidade de licitação e tem validade de 180 dias.
SUSPENSÃO POR FALTA DE CONTRATO
O hospital José Maria Morais em Coronel Fabriciano amanheceu de portas fechadas na última terça-feira (30/05). A suspensão do atendimento se deve a um impasse administrativo, já que a entidade mantenedora foi trocada, mas ainda não foi habilitada junto à Secretaria Estadual de Saúde. Sem isso, o hospital não recebe as verbas públicas e fica sem material para atendimento aos pacientes.
Entramos em contato com a prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, mas não conseguimos nenhum retorno.