Reabilitação Físico Funcional e Respiratória transforma a vida de pacientes

Clínica de Transição Paulo de Tarso comemora 47 anos e a excelência dos resultados assistenciais.

A Clínica de Transição Paulo de Tarso (única instituição de transição especializada de Minas Gerais) recebe pacientes que passaram por mudanças no seu estado funcional ou de saúde e que ainda requerem tratamento especial e cuidados prolongados. Muitos desses clientes tiveram uma grande perda de suas funcionalidades e ao longo do tratamento na instituição redescobriram os prazeres de viver, voltaram a respirar e a se alimentar livremente, conversar, caminhar e trabalhar.  

O programa de reabilitação físico funcional e respiratória é desenvolvido por uma equipe transdisciplinar que trabalha para reintegrar o indivíduo em seu convívio social com o máximo de autonomia, ganhos e funcionalidades. Para se ter ideia dos resultados assistenciais da Clínica de Transição, em 2021 80% dos clientes com critério para retirada de traqueostomia e de ventilação mecânica conseguiram voltar a respirar sem o auxílio dos dispositivos; 87% dos pacientes com critério de desmame de oxigênio suplementar obtiveram êxito no procedimento e 99% dos clientes com critérios de desmame via alimentar enteral alcançaram sucesso na retirada de sonda e voltaram a sentir o prazer de se alimentar por via oral.

 A fisioterapeuta da Clínica de Transição Paulo de Tarso, Michelle dos Anjos, explica que a reabilitação respiratória e motora se inicia no momento da internação: “o paciente e seus familiares e cuidadores participam ativamente de todo o tratamento. Trabalhamos com muito empenho para ‘devolvê-lo’ ao seu cotidiano com mais independência, dentro das limitações de cada um”.

Na Clínica de Transição, o tratamento pode ocorrer beira leito e no Centro de Reabilitação. Michelle explica que ambas têm o objetivo geral de reabilitar e melhorar as atividades de vida diária: “cada paciente é único, possui um plano de cuidados personalizado e tem diversos ciclos a serem alcançados. Com isso, a reabilitação pode acontecer a longo prazo”.

A Clínica de Transição Paulo Tarso conta também com uma estrutura horizontalizada e adaptada para maior acessibilidade, instalações amplas e confortáveis com acabamentos ergonômicos e climatização central em todos os ambientes, além de um avançado Centro de Reabilitação, com equipamentos para promover a independência motora e funcional dos clientes.

Sobre a Clínica de Transição

No dia 19 agosto, a instituição comemora 47 anos de funcionamento e milhares de vidas transformadas. A unidade funciona como elo complementar aos serviços hospitalares tradicionais (hospitais gerais), não concebidos para esta finalidade, com foco voltado para garantir uma maior autonomia, maior independência e, claro, com isso uma maior qualidade de vida ao paciente.

Quer saber mais? Acesse: https://redepaulodetarso.com.br/

Fonte: Michelle dos Anjos – Fisioterapeuta da Clínica de Transição Paulo de Tarso

Compartilhar esse post