Teleinterconsulta Especializada da Doc4Doc no Hospital Santo Antônio, Taiobeiras-MG.

O principal objetivo da startup Doc4doc é entregar assistência médica especializada de qualidade, de forma rápida, segura e no momento exato em que ela se faz necessária.

O cliente contratante, através do seu time multidisciplinar (médico ou enfermagem), pode realizar 24h por dia, 7 dias na semana,  teleinterconsultas médicas especializadas nas áreas de Neurologia e Cardiologia.

A jornada é muito simples, tudo começa com a troca de mensagens instantâneas entre o usuário (time médico ou enfermagem) e o robô inteligente da Doc4doc (#Doc). O robô é programado para checar a elegibilidade do solicitante ao serviço, autenticação do usuário e paciente, assim como coletar informações clínicas que são inseridas num contexto de Inteligência Artificial e ajudam o time médico a ser mais rápido e objetivo na análise dos casos. A jornada do usuário com o robô dura cerca de 3 minutos e em seguida ele é direcionado automaticamente para o médico especialista disponível de plantão. Todas as informações contidas entre a primeira mensagem enviada pelo profissional solicitante e o relatório médico especializado enviado pelo médico especialista ao término da jornada, são armazenadas na plataforma de forma estruturada seguindo as normas do CFM e regras da LGPD.

Essa conexão rápida entre o time assistencial e os médicos especialistas aumenta a qualidade assistencial e com isso o valor agregado pelo produto é muito maior.

Pacientes recebem condutas mais assertivas, o time assistencial passa a ter um respaldo técnico e jurídico para a tomada de decisões assistenciais mais complexas, o serviço hospitalar pode elevar a sua complexidade assistencial e todo o ecossistema se beneficia da utilização mais equilibrada de recursos de alto custo.

A Doc4doc entrega uma assistência especializada horizontal, acompanhando o caso desde a sua entrada no Hospital via PS, passagem pela UTI, enfermaria, até a alta hospitalar.

O case a seguir é do Hospital Santo Antônio, situado em Taiobeiras na região nordeste de MG. Apesar da população atualmente ser de 34.653 habitantes, o HSA é referência microrregional para outros 8 municípios, totalizando 140211 pessoas. Com um incrível engajamento de ambas as partes, esta parceria já colhe importantes frutos em apenas dois meses de atividade.

O hospital terciário referência de Taiobeiras fica a 262km de distância (Santa Casa de Montes Claros), onde um transporte ida e volta significa um deslocamento de 514 km. Anteriormente os pacientes eram transferidos para serem avaliados pelo médico especialista e muitas vezes retornavam a seguir,  em caso de não indicação cirúrgica ou de possibilidade de condução hospitalar na origem.

Nesses 2 meses (Fev e Mar/2022) o percentual de casos conduzidos pela Doc4Doc no HSA foi de 92%, sendo transferidos para tratamento cirúrgico apenas 8% dos casos. O que isto representa em números, está demonstrado a seguir:

  • Quilometragem não percorrida = 23644
  • Economia financeira das transferências evitadas = R$210.431,00
  • Taxa CO2 não emitido = 8,275toneladas

Seguimos com nosso propósito de impactar positivamente todo ecossistema da saúde.

Agradecemos a confiança da direção do HSA e dos demais clientes.

Compartilhar esse post