Unidade de Oncologia em Ipatinga completa 12 anos como referência no Estado

Com cerca de 950 mil atendimentos, Unidade de Oncologia em Ipatinga completa 12 anos como referência no Estado

Centro de Oncologia em Ipatinga tem 85% dos seus atendimentos destinados a pacientes SUS, sendo um dos mais modernos do país  

A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, administrada pela Fundação São Francisco Xavier, está celebrando 12 anos de atuação. Com 85% dos atendimentos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade é referência no tratamento do câncer para cerca de 1,4 milhão de pessoas de 67 municípios do leste mineiro. A Instituição figura entre os mais modernos centros oncológicos do Estado e do país.

A trajetória da Unidade de Oncologia é marcada pelo compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes. Desde sua inauguração, a Unidade tem investido constantemente em tecnologia de ponta, infraestrutura moderna e equipes altamente qualificadas, garantindo um tratamento oncológico completo e integrado.

Os resultados alcançados pela Unidade de Oncologia do HMC são notáveis. Ao longo desses 12 anos, milhares de pacientes foram atendidos e acompanhados desde o diagnóstico até a reabilitação, recebendo tratamentos individualizados e personalizados. São quase 950 mil atendimentos em sessões de radioterapia, quimioterapia, exames de medicina nuclear e consultas. A excelência da equipe médica, composta por especialistas em oncologia clínica, cirurgia oncológica, radioterapia e outros profissionais dedicados, tem sido fundamental para o sucesso dos tratamentos.

“Estamos orgulhosos em comemorar mais um ano de atividades em prol da saúde oncológica da população. Esse é um momento não só de agradecer pela confiança dos nossos pacientes, mas de reafirmar nosso compromisso de continuar lutando contra o câncer, levando esperança e cuidado a cada paciente com humanização, acolhimento, tecnologia e ciência”, enfatiza o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim.

“Em nome da unidade de oncologia que comemora mais um ano de atividades voltadas à promoção e tratamento dos pacientes oncológicos do leste mineiro, gostaria de agradecer a todos os profissionais que acreditam, que se dedicam e que se entregam todos os dias para apresentar um trabalho de excelência e humanização aos nossos pacientes”.

Pesquisa

Além de referência de atendimento, a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha se destaca por seu trabalho de apoio à ciência. O Centro de Pesquisas da instituição desenvolve protocolos em cirurgias, radioterapias e novos medicamentos na área oncológica e outras especialidades médicas. Atualmente, existem 17 estudos clínicos em andamento.

Em março de 2022, a publicação norte-americana New England Journal, uma das mais conceituadas revistas médicas, divulgou um estudo sobre uma nova proposta de quimioterapia para câncer de esôfago. O Centro de Ipatinga participou da pesquisa juntamente com outros importantes centros do mundo.

O artigo intitulado “Terapia de Combinação de Nivolumabe no Carcinoma de Células Escamosas de Esôfago Avançado” contou com a contribuição dos especialistas da Fundação São Francisco Xavier: o oncologista Luciano Viana e as enfermeiras Bruna Souza Lima Murta e Thaís Moura Benevenuti.

Humanização

A humanização é uma forte aliada em um tratamento tão delicado e complexo como o do câncer. Na Unidade de Oncologia do HMC, além do atendimento seguro e de qualidade, pequenas ações promovem momentos lúdicos e de recreação que ajudam no processo de tratamento.

“Entre os exemplos de acolhimento estão as celebrações das etapas vencidas, o sino da superação, comemorações de aniversários na oncologia pediátrica, o projeto dodói na oncologia pediátrica (atendimento à criança de forma lúdica), dia dos mascotes de times de futebol e homenagens diversas que acontecem na unidade”, comenta Flaviano.

 

Compartilhar esse post