Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Cirurgias Eletivas

Federassantas participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Cirurgias Eletivas

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (FEDERASSANTAS) participou na última terça-feira, 28, do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Cirurgias Eletivas na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. A iniciativa tem o intuito de lutar pela ampliação do acesso a procedimentos cirúrgicos não emergenciais.

A Presidente da FEDERASSANTAS, Dra. Kátia Rocha destacou a importante participação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos para a execução das cirurgias eletivas em Minas Gerais, que foram mais de 75% entre 2019 e 2022. Sendo que, em 2022, esses hospitais realizaram 170 mil procedimentos, o que corresponde a um aumento de aproximadamente 80% em relação ao triênio anterior. Outro número que chama a atenção, é que 69% de todas as cirurgias realizadas pelo SUS em Minas Gerais, nos últimos quatro anos foram realizadas por hospitais sem fins lucrativos.

Foi registrado, ainda, pela presidente, que a recomposição dos valores das cirurgias eletivas é uma ação importante, mas que precisa ser ampliada para os demais serviços executados pelos hospitais beneficentes, com vistas a se garantir o adequado financiamento de toda a estrutura.

Na oportunidade, a Dra. Kátia Rocha parabenizou o Deputado Federal Emidinho Madeira pela iniciativa, especialmente por se tratar de um tema tão sensível e importante para todos os usuários do SUS que aguardam nas filas. E ainda, reforçou a disponibilidade e disposição das instituições representadas pela Federassantas em continuar a atuação para a consecução do SUS no estado, felicitando o Secretário de Estado de Saúde, médico Fábio Baccheretti, pela condução da secretaria em Minas Gerais.

Durante o lançamento da frente, que é presidida pelo deputado federal mineiro Emidinho Madeira, estavam presentes o vice-presidente da Federassantas e superintendente da Santa Casa de Passos, Daniel Porto Soares, o Governador Romeu Zema, o Secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, o Deputado Del. Marcelo Freitas, Deputado Dr. Rafael Simões, e o Deputado Estadual Enes Candido.

Créditos de imagem principal: Cristiano Machado / Imprensa MG

Compartilhar esse post