Santa Casa BH busca voluntários para pesquisa

Santa Casa BH recruta voluntários para Pesquisa CV-Genes

O objetivo é avaliar o impacto do componente genético como fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica

O Centro de Pesquisa em Saúde da Santa Casa BH (SCBH) está recrutando
voluntários para o projeto CV-Genes, que visa avaliar de forma pioneira o impacto dos fatores de riscos genéticos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares na população brasileira.


A pesquisa será realizada em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que coordena o estudo, o qual é patrocinado por meio de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Conforme dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 300 mil mortes por ano, sendo a principal causa de morte no país. De acordo com a coordenadora do Centro de Pesquisa em Saúde da SCBH, Ariadne Bastos, essa pesquisa torna-se cientificamente relevante, pois complementa a avaliação do risco cardiovascular.


A pesquisadora Dra. Samantha Baggio, cardiologista responsável pela condução do estudo na SCBH, explica que o objetivo é avaliar a influência genética nas doenças cardiovasculares ateroscleróticas – quando ocorre formação de placas de gordura – quando considerados fatores do dia a dia como: hábitos alimentares, estilo de vida (atividade física, tabagismo, sedentarismo e etc.), hipertensão arterial, obesidade abdominal, diabetes, envelhecimento, entre outros que podem provocar problemas cardiovasculares. “Essas informações clínicas, comportamentais e demográficas, em conjunto com os dados genômicos, serão utilizadas para construir um perfil genético diversificado, que reproduza a heterogeneidade da população brasileira”.


A coordenadora do Centro de Pesquisa da Santa Casa BH, relata que será necessário recrutar voluntários de duas populações para o estudo: 1.867 pessoas que já têm a doença cardiovascular (casos) e 1.867 pessoas que não têm (controles). Os participantes passarão por avaliação clínica, entrevista por meio de questionário estruturado, bem como coletas de sangue e urina que serão utilizadas para análise bioquímica e genética.


Perfil dos voluntários

Para participar da pesquisa os voluntários precisam ser adultos acima de 40 anos, que não tenham sofrido as seguintes doenças: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e/ou Angina. Além de não ser portador de doença arterial periférica como: trombose, úlceras arteriais e artérias dos membros inferiores obstruídas/entupidas).

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato por e-mail: participantesdepesquisa@santacasabh.org.br ou whatsapp: (31) 99985-2928 / (31) 98495-6699. O prazo para se inscrever é até dezembro de 2023.

Sugestões de fontes:


Ariadne Bastos – coordenadora do Centro de Pesquisa em Saúde da SCBH Dra. Samantha Baggio – cardiologista responsável pela condução do estudo na SCBH.

Assessoria de Imprensa: Natália Mansur

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post