Semana da Enfermagem na Santa Casa de Montes Claros

Semana da Enfermagem destaca palestras e cuidados com profissionais da saúde

A Semana de Enfermagem na Santa Casa Montes Claros teve início com uma emocionante Santa Missa realizada na última terça, dia 16 de maio, na Capela Nossa Senhora das Mercês. A celebração religiosa reuniu profissionais da área de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares). Além de Missa em Ação de Graças, a programação contou um Ciclo de Palestras, que visou promover conhecimento e troca de experiências.

No primeiro dia de palestras, realizado no Centro de Desenvolvimento Humano (CDH) do hospital, a abertura foi realizada pelo diretor administrativo e de RH, Alex Fabiano Rocha Vieira, que parabenizou os profissionais e ressaltou sobre a importância da atuação da enfermagem. “A enfermagem desempenha um papel vital no cuidado e na promoção da saúde, sendo essencial para o bem-estar e a recuperação dos pacientes”, disse.

Após a abertura, a primeira palestra, intitulada “Inteligência Emocional”, foi ministrada pela Dra. Eliana Cavacami, médica oncologista pediatra, que abordou a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho e como desenvolvê-la. A moderação ficou a cargo da enfermeira Cristiane Câmara Medeiros.

Em seguida, o professor Dr. Antônio Alvimar Souza discutiu “Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea”, levantando questões relevantes sobre o tema. A palestra foi moderada pela enfermeira Dayane de Castro. Já o tema “Legislação e Ética na Atuação da Enfermagem” foi ministrado pelos palestrantes Valter Luiz Pereira Barbosa e Jardel Augusto de Souza, ambos colaboradores da Santa Casa Montes Claros. A moderação ficou a cargo da enfermeira Alexandra Caldeira.

No segundo dia de palestras, que ocorreu em 18 de maio, o evento contou com a participação do superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, que destacou o trabalho e a importância dos profissionais. “A enfermagem é a linha de frente do cuidado de saúde, oferecendo suporte essencial, conforto e cuidado personalizado aos pacientes, desempenhando um papel indispensável na promoção do bem-estar e na recuperação”, falou.

Logo em seguida, Ubiratam Lopes Correia, Enfermeiro Coordenador do NEP – Samu Macro Norte, abordou a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) em adultos. Além da parte teórica, os participantes também tiveram uma parte prática, na qual puderam colocar em ação, através de simulação, o aprendizado. A palestra foi moderada pela enfermeira Nayra Cristie Lacerda Loures.

A enfermeira Priscila Moreira Gonçalves Pereira ministrou a palestra sobre cuidados com a pele, destacando lesões e curativos. A moderação ficou a cargo da enfermeira Débora Natália Coutinho Ribeiro. Por fim, o enfermeiro Dr. Diego Dias de Araújo, professor da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, discorreu sobre o Sistema de Assistência em Enfermagem (SAE). A palestra foi moderada pelo enfermeiro Wendel Félix.

Além das palestras, a Semana de Enfermagem também promoveu a iniciativa “Cuidando de Quem Cuida”. Nos dias 18 e 19 de maio, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de sessões de Ginástica Laboral com o renomado personal trainer Netinho Personal. As atividades foram realizadas in loco nas unidades assistenciais, visando promover o bem-estar físico e a saúde dos profissionais de enfermagem.

Foto e Assessoria de Imprensa: Ana Paula Paixão  

Gostaria de divulgar informações do seu hospital no site da Federassantas? Acesse a página da comunicação e nos envie o seu release.

Compartilhar esse post